Postagens populares

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ítalo é o primeiro skatista sem as pernas a saltar megarrampa Ítalo é o primeiro skatista sem as pernas a saltar megarrampa



Ítalo é o primeiro skatista sem as 


pernas a saltar megarrampa


História de superação é relembrada no Arquivo de Verão deste sábado


25/02/2012 às 14h45 
Atualizado em 25/02/2012 às 17h40
italo, huck e bob na megarrampa (Foto: divulgação/tv globo)Bob Burnquist, Ítalo e Huck na megarrampa montada na casa do skatista (Foto: Caldeirão/TV Globo)
Caldeirão irá até a casa do campeão Bob Burnquist, na Califórnia, para promover um feito inédito: oferecer a chance de Ítalo, um skatista que não tem as duas pernas, saltar da megarrampa montada na casa do campeão. A bela história de superação do menino de Curitiba, que Luciano Huck conheceu através de uma reportagem do Esporte Espetacular, será relembrada no Arquivo de Verão deste sábado, 25/02.
 Após conhecer a casa e a família de Ítalo Romano, de 21 anos, Huck faz o convite, prontamente aceito. Já na casa de Burnquist, na Califórnia, o jovem recebe a aprovação do ídolo. "Ele tem habilidade para encarar, mas não tem o skate certo", disse o campeão, que resolveu o problema emprestando um skate do seu acervo. Que moral, Ítalo!

Na terceira tentativa, o jovem, que perdeu as pernas ao pegar carona e ser atropelado por um trem, aos 11 anos, manda muito bem e ganhou elogios do mestre. "Fiquei impressionado. Muita gente vem até aqui e não desce. Você veio lá do Brasil e fez", avaliou Bob Burnquist, que completou: "Eu que te agradeço de ter vindo aqui". Relembre desta história no Arquivo de Verão deste sábado!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Artista tetraplégica fica sem comer até a morte e escreve: ‘Já sofri o suficiente’


Artista tetraplégica fica sem comer até a morte e 


escreve: ‘Já sofri o suficiente’

Christine Szymanski passou a pintar com a boca após quebrar o pescoço num mergulho na piscina
Christine Szymanski passou a pintar com a boca após quebrar o pescoço num mergulho na piscina Foto: Reprodução
Luã Marinatto - Expresso

Aos 25 anos, Christine Szymanski era uma professora de artes que fazia planos de casar com o namorado num futuro próximo. Tudo mudou com um simples mergulho mal-sucedido na piscina, que a deixou tetraplégica em 2005. Coube ao noivo da moça, o músico Jimmy Morganti, a tarefa de resgastá-la do fundo das águas, já com o pescoço quebrado. Seis anos mais tarde, cansada de lidar com os problemas de sua limitação, Christine decidiu dar fim a própria vida.
Antes disso, a americana de East Brunswick, no estado de Nova Jersey, emocionou os amigos e a família pela superação. Christine aprendeu a pintar quadros usando a boca e exibiu sua arte em várias partes dos Estados Unidos. Além disso, na esperança de encontrar uma cura para o seu problema, se tornou uma ativista a favor das pesquisas com células-tronco.
- Eu estava em negação ao menos durante o primeiro ano, pensando que minha força de vontade seria o suficiente para curar-me. Minha ignorância me causou muito sofrimento. É por isso que eu acho importante dividir a minha história - escreveu Christine em seu blog, "Life Paralyzed" (o texto foi publicado dias após a sua morte).
Um dos quadro pintados por Christine, que também mantinha um blog
Um dos quadro pintados por Christine, que também mantinha um blog Foto: Reprodução
Jimmy se separou de Christine algum tempo depois do acidente. Eles chegaram a tentar, sem sucesso, reatar a relação. Mesmo assim, a amizade permaneceu, e foi o antigo companheiro que a ajudou a redigir um e-book (livro virtual) com sua autobiografia. A obra já pode ser comprada pela internet e será disponibilizada para tablets e e-readers em breve.
- De certa forma, minha vida acabou no dia daquele acidente também. Eu sempre fui loucamente apaixonado por ela e continuo sendo - contou Jimmy ao site "New Jersey.com".
Quando desistiu de lutar, Christine informou-se sobre as legislações referentes ao tema. Ela chegou a pensar em mudar-se para um estado que permitisse o suicídio assistido. A americana fez duas avaliações psicólogicas, consultou-se com diversos médicos e visitou advogados. No fim das contas, com a aprovação de quase toda a família (apenas uma tia era contra), a moça parou de se alimentar e medicar até a morte, num processo que durou dois meses (seis semanas a mais do que o planejado). Ela faleceu em 1º de dezembro de 2011.
- Eu estava contigo no dia em que você veio ao mundo, e também vou estar com você quando deixá-lo - prometera a mãe, Louise Ruoff, que acompanhou o último suspiro da filha.
Jimmy Morganti e Christine continuaram amigos após o término, e o ex-namorado a ajudou a escrever uma autobiografia
Jimmy Morganti e Christine continuaram amigos após o término, e o ex-namorado a ajudou a escrever uma autobiografia Foto: Reprodução
Em setembro, já determinada a não prolongar seu sofrimento, Christine pagou por um período de férias na Disney com Jimmy, a mãe e a irmã, Kati. Muito doente, ela praticamente não deixou o quarto do hotel.
- Eu me faço a pergunta: Será que realmente vale a pena viver? Não pelas razões de qualquer outra pessoa, ou por qualquer outra pessoa em si, mas por mim. Eu já sofri o suficiente. Cheguei a um ponto que penso se eu não estaria só prolongando minha própria dor - afirma Christine, em outro trecho do seu blog.
Nascida no Dia da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho, a americana fez um último pedido: ter as cinzas queimadas, misturadas a fogos de artíficio e disparadas na fronteira do estado de Nova Jersey com o da Pensilvânia no feriado deste ano, quando completaria 32 anos.
- Pela lei, eu não sei se posso fazer isso. Mas eu vou tentar - garante Louise Ruoff.


Leia mais: 
http://extra.globo.com/noticias/mundo/artista-tetraplegica-fica-sem-comer-ate-morte-escreve-ja-sofri-suficiente-3985382.html#ixzz1mYkRF2UR

SUPERANDO LIMITES!!


ISSO SE CHAMA AMIZADE!


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

EMPRÉSTIMO


Empréstimo
Pessoas com deficiência terão linha de crédito especial para compra de equipamentos, como cadeiras de rodas e próteses, conforme resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional).

A resolução regulamenta a Medida Provisória nº 550, de novembro do ano passado, que determina que os bancos usem parte dos recursos correspondentes a 2% dos depósitos à vista para linhas que financiem a aquisição de equipamentos que auxiliam na mobilidade.

Os empréstimos não poderão ultrapassar R$ 30 mil por pessoa e somente poderão ser concedidos a cidadãos com renda de até dez salários mínimos.

Taxas e prazos
As linhas de créditos terão taxas de 2% ao mês e TAC (Taxa de Abertura de Crédito) de até 2% do total emprestado. O prazo para pagamento será de no mínimo 120 dias, com exceção para os casos em que a TAC seja reduzida na mesma proporção.

Ainda não foram definidos quais os bens poderão ser comprados com esses recursos.

SAÚDE


Equoterapia
Foi inaugurado, no último dia 3 de fevereiro (sexta-feira), o serviço de Equoterapia, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo. Voltado ao atendimento de pessoas com deficiência, este novo serviço é resultado da parceria entre as Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e da Saúde (SMS), para estabelecer convênios com instituições que adotam esse método terapêutico.

O primeiro convênio foi firmado com o Centro Social Nossa Senhora da Penha (CENHA), localizado no Tatuapé - onde foi realizada a cerimônia de inauguração do serviço, que contou com a presença do Prefeito Gilberto Kassab e dos Secretários Marcos Belizário (SMPED) e Januário Montone (SMS). Gradualmente, o serviço será ampliado para outros pontos da cidade.

Indicações
Considerada uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores - distrofias, esclerose múltipla, seqüelas de paralisia cerebral, AVC, entre outros - a equoterapia também traz bons resultados no aumento da autoestima, autoconfiança, qualidade de vida e sociabilização das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Até agora, todo paciente que necessitava desse recurso terapêutico tinha de recorrer obrigatoriamente a serviços privados. Estima-se que 4 mil pessoas aguardem hoje uma chance de iniciar esse tipo de tratamento.

Fonte: SMPED

Paraolimpíadas


Paraolimpíadas
O Brasil já tem 117 vagas garantidas para os Jogos Paraolímpicos de Londres, que acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro. O número deve aumentar ainda mais, no entanto, diferente de Pequim 2008 - quando o Brasil levou 188 atletas - neste ano a meta é prezar mais pela qualidade do que pela quantidade.

"Já temos um número expressivo no começo do ano. Já estamos qualificados em 15 modalidades e estamos na briga por mais vagas na Esgrima, no Tiro com Arco, Halterofilismo e Tênis em Cadeira de Rodas. É um início de ano, sem dúvida, animador. Nosso objetivo não é ter a maior delegação, mas sim a melhor para alcançarmos nossas metas técnicas em todas as modalidades e nosso objetivo de ficar em sétimo no quadro geral de medalhas", afirma o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.

Com 13 vagas certas, duas a mais que em Pequim 2008, o presidente da Confederação Brasileira Tênis de Mesa, Alaor Azevedo, está entusiasmado com a evolução da modalidade.

"Hoje são 13, mas podemos chegar a 15. O número é expressivo e mostra evolução do tênis de mesa brasileiro. Levamos 11 atletas para Pequim e conseguimos uma medalha de prata. No Parapan, conquistamos 57% das medalhas de ouro possíveis e estamos confiantes no desempenho dos nossos atletas. Teremos 50% de renovação na Seleção Brasileira desde a última Paraolimpíada. Temos uma equipe bem preparada, que tem participado de vários Abertos nos últimos dois anos e se destacado. Os mais novos chegarão em Londres com experiência", disse.

Entre as 10 maiores potências no Hipismo, o Brasil tem garantidas quatro vagas em Londres. Três delas já têm dono.

"Recebemos a notícia na sexta-feira e estamos muito animados. Nossa expectativa era conseguir esse número de vagas e o desempenho do Brasil no torneio qualificatório na Itália, em junho do ano passado, foi fundamental. Representarão o Brasil no Adestramento os cavaleiros Marcos Alves (o Joca), Sérgio Oliva e a amazona Vera Mazzilli. A quarta vaga será definida entre os dias 18 e 22 de abril, no torneio internacional que acontecerá em Brasília", revela Marcela Parsons, diretora da modalidade no Brasil.

Vagas garantidas pelo Brasil
Atletismo - 10 (sete no masculino e três no feminino)
Basquete em Cadeira de Rodas - 12 (feminino)
Bocha - 6
Ciclismo - 1
Futebol de 5 - 10
Futebol de 7 - 12
Goalball - 12 (seis no masculino e seis no feminino)
Hipismo - 4
Judô - 8 (quatro no masculino e quatro no feminino)
Natação - 3 (duas no masculino e uma no feminino)
Remo - 1
Tênis de mesa - 13
Tiro Esportivo - 1
Vela - 2
Vôlei Sentado - 22 (11 no masculino e 11 no feminino)

Fonte: Comunicação CPB

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cão saca dinheiro e faz compras para dona no Reino Unido Labrador treinado faz tudo que dona, que sofre de doença rara, não pode. Ele me devolveu a vida, diz Kate Cross, que passou 18 meses em casa.


A inglesa Kate e seu labrador Bayron em reportagem do Daily Mail (Foto: Reprodução)A inglesa Kate e seu labrador Byron emreportagem do Daily Mail (Foto: Reprodução)
Muitos donos se acham sortudos quando seus animais de estimação são convencidos a pegar seus chinelos ou o jornal na porta. Mas o labrador Byron faz estes e outros vários favores para sua “melhor amiga”, Kate Cross, que usa cadeira-de-rodas, todos os dias.

O cão treinado é fundamental para Kate, que sofre da síndrome de Ehlers Danlos. A doença rara faz com que as articulações da professora aposentada sejam tão frágeis que ela pode deslocar o ombro apenas ao abrir uma porta.

Mas Byron nunca está longe de Kate e aprendeu a fazer todas as coisas que ela não consegue no dia-a-dia. É o cão quem pega a roupa lavada, faz a cama, vai às compras e até saca dinheiro do caixa eletrônico para sua dona.

“Ele me deu minha vida de volta. Eu posso viver independentemente e não dependo do meu marido ou outra pessoa fazendo as coisas para mim porque está sempre do meu lado. Não consigo mais imaginar minha vida sem ele”, disse Kate ao “Daily Mail”.
Antes dele, Kate contou ter passado 18 meses sem sair de casa sozinha.

A professora aposentada de 49 anos vive em Hinckley, no Reino Unido e ganhou o cachorro em 2007. Segundo ela, Byron foi treinado na instituição de caridade Canine Partners, baseada em Sussex, que já treinou centenas de cães para ajudar pessoas que realmente precisam de ajuda.

Após meses de intensivo treino na instituição de voluntariado, os pequenos cachorros são apresentados a seus novos companheiros, antes de um treinamento também na nova casa.
Byron, que tem 7 anos, ajuda Kate desde o momento em que ela acorda, servindo de suporte para que ela consiga sair da cama e ir para a cadeira-de-rodas.

Enquanto ela prepara o café da manhã, o labrador abre a geladeira e pega o leite. É também ele que pega sua própria tigela para a primeira refeição, e depois a coloca para lavar.

Byron acompanha Kate ao supermercado, onde pega os produtos localizados nas prateleiras mais baixas da lista de compra. E, para inveja dos outros donos de cães, é ele mesmo quem abre a porta do banheiro para usar, quando precisa.

Até o mês de março o Memorial da Inclusão recebe obras do Museu do Futebol!



Museu do Futebol
Até o mês de março, o Memorial da Inclusão irá expor gratuitamente obras da exposição Olhar com outro Olhar do Museu do Futebol, destinado para pessoas com e sem deficiência visual. Uma fotografia de um jogo de futebol, visualizada pelo visitante apenas ao final do percurso, é apresentada por meio de cinco recursos sensoriais - braile, relevo, alto-contraste, maquete tátil e audiodescrição. O visitante utiliza as mãos e ouvidos para entender o conteúdo e o significado da imagem. Outra atração é o vídeo explicativo sobre futebol de 5, modalidade paradesportiva com atletas cegos.

As pessoas que não possuem deficiência podem optar por fazer o percurso vendadas, para viver uma experiência ainda mais enriquecedora. A primeira peça é uma maquete de um campo de futebol em miniatura com formas e linhas gravadas em relevo. Na sequência, a imagem é reproduzida em uma superfície de borracha que destaca os principais elementos da fotografia. A terceira peça é a reprodução do jogo de futebol em resina acrílica. O quarto recurso transforma a foto em uma representação espacial e tridimensional. Por fim, o visitante poderá apreciar a imagem do jogo de futebol através da audiodescrição.

O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física - e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos. O espaço também pode ser visitado através do site www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Por meio de uma plataforma 3D, os visitantes se sentem dentro do Memorial e podem acessar textos e áudios em três versões (português, inglês e espanhol).

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

SERVIÇO
Museu do Futebol no Memorial da Inclusão
Data: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo
Entrada gratuita

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Associação dos Pintores com a Boca e os Pés.

A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956 por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos.
Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade. Uma vez que se tornam"membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais. Uma vez aceitos como membros, é garantida a eles uma renda substancial por toda a vida, mesmo se forem incapacitados de continuar a pintar. Isso é providenciado através da renda derivada da venda de seus trabalhos como: cartões, calendários e outros.
Independência, Amor e Arte 

Os artistas associados recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas normais; eles fazem de tudo para
assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento.
A renda das vendas também provê bolsas para pintores com a boca ou com os pés, que primeiramente não podem atingir os padrões exigidos de um " membro", assim suas habilidades podem ser desenvolvidas e encorajadas. Além disso, subvenções são feitas para equipamentos especiais e tratamento em algumas circunstâncias.
Mais de 500 Membros em Mais de 70 países
A Associação conta com mais de 770 artistas, em mais de 70 países, e não faz distinção alguma entre nacionalidade, raça e crença. HÁ 46 PINTORES NO BRASIL, e a Associação procura ativamente por novos estudantes e membros.
Essa cooperativa mundial única é gerenciada e administrada sob o controle e supervisão de seus membros, todos artistas sem o uso de suas mãos.
O sucesso das vendas de seus produtos num mercado altamente competitivo, ajuda a assegurar aos artistas um estilo de vida independente que realça a atividade do seu trabalho criativo, livre de preocupação financeira. Para esse fim, os artistas possuem sua própria empresa de edição, ou indicam editores para produzir, distribuir e vender os produtos característicos de seu trabalho.
Eles também têm especialistas financeiros e legais para cuidar de seus assuntos, e têm sido bem sucedido em manter os custos de administração abaixo de 7% da renda das vendas.
Para serem reproduzidos, os trabalhos são inteiramente selecionados com base no potencial de vendas artístico, e não nas necessidades dos artistas a fim de contribuir com a renda da sociedade em qualquer ano.

http://www.apbp.com.br/associacao.asp

INDEPENDÊNCIA, AMOR E ARTE!

Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956 por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos. Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade.
Uma vez que se tornam"membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais. 



INDEPENDÊNCIA, AMOR E ARTE

Os artistas associados recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas "normais"; eles fazem de tudo para assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ubatuba - Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Ubatuba realizará eleição em fevereiro.


Litoral Norte - O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Ubatuba realizará a sua composição e eleição para o biênio 2012-2013. A composição do Conselho será realizada no dia 15 de Fevereiro, às 15h, na Casa dos Conselhos. A sociedade organizada, assim como o Poder Público, devem entregar até o dia 13 de fevereiro às 17h, o ofício com a indicação de seu titular e suplentes no Conselho. Serão eleitas três Associações de Bairros e as demais ficarão como suplentes, duas Entidades Representativas de Direitos das Pessoas com Deficiência e as demais vagas são cadeiras cativas conforme a lei municipal 2634/04.
Eleição
Logo após a composição do Conselho ocorrerá a eleição entre as Associações de Bairro, seguida das Entidades Representativas e finalmente definidos os que terão direito a voto, entre eles será escolhido o Presidente, Vice-Presidente e Secretário. A Casa dos Conselhos está localizada na rua Paraná, 257, no centro de Ubatuba.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

São Paulo - Prefeitura inicia Serviço Público de Equoterapia para pessoas com deficiência.


Saúde - A Prefeitura de São Paulo assinou um convênio com o Centro Social Nossa Senhora da Penha (Cenha) para a realização de equoterapia na rede municipal. Serão 60 vagas oferecidas gratuitamente a pessoas com deficiência encaminhadas pela Secretaria Municipal da Saúde.
Na manhã desta sexta-feira (3/2), o prefeito de São Paulo esteve no Centro Social Nossa Senhora da Penha (Cenha), na Zona Leste da capital, para assinar convênio das   secretarias  municipais da Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) com a entidade para a realização de equoterapia na rede municipal. São 60 vagas oferecidas gratuitamente a pessoas com deficiência encaminhadas pela SMS.
“Esse novo serviço é uma ampliação do atendimento prestado a essa comunidade de jovens e crianças com algum tipo de limitação e que precisam desta assistência. A Prefeitura admira todo o trabalho feito pelo CENHA e sempre esteve ao lado do centro, com a assinatura de convênios para que possamos atender cada vez mais o maior número de pessoas”, afirmou o prefeito.
No convênio firmado entre a entidade e as secretarias fica estabelecido que os encaminhamentos e o custeio dos atendimentos serão atribuídos à SMS. Inicialmente serão oferecidas 60 vagas para o tratamento a pacientes de Núcleos Integrados de Reabilitação (NIR) de três coordenadorias de saúde da cidade: Sudeste, Leste e Norte. A previsão é que o serviço seja ampliado para outras regiões da cidade.
Na modalidade de equoterapia serão 12 atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, 60 atendimentos semanais e 240 mensais. Esse método terapêutico é considerado uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores – distrofias, esclerose múltipla, sequelas de paralisia cerebral, AVC, entre outros – a equoterapia também traz bons resultados no aumento da autoestima, autoconfiança, qualidade de vida e sociabilização das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“Após o início do tratamento percebi avanços significativos, principalmente na coordenação motora do Luiz Gustavo, que com a equoterapia ganhou mais equilíbrio, força muscular e raciocínio. Todo esse conjunto faz com que ele sinta bem melhor em todas as suas atividades”, declarou Fernanda Pestana, mãe de Luiz Gustavo, que pratica a equoterapia há quatro meses.
Até hoje, todo paciente que necessitava desse recurso terapêutico tinha de recorrer obrigatoriamente a serviços privados. Gradualmente, o serviço será ampliado para outros pontos da cidade.

“Hoje também inauguramos um prédio ao lado e um terreno de 2 mil m² doado pela Prefeitura no ano passado. A equoterapia vai possibilitar o atendimento  a 60 crianças carentes, sem custo para elas”, ressaltou Abdo Antônio Hadade, presidente do Cenha.

Em outubro de 2011, a Prefeitura publicou um decreto autorizando a concessão de um terreno ao lado para a entidade. O local vai abrigar o projeto de ampliação da área de equoterapia.
O Cenha é uma entidade social de caráter filantrópico fundada em 1965, situada na rua Francisco Bueno, 384, Tatuapé, Zona Leste, que tem por objetivo o atendimento de crianças especiais carentes. Possui uma clínica que faz em média 2.000 atendimentos por mês e uma escola com 180 alunos especiais carentes.
A entidade educacional foi declarada de Utilidade Pública Municipal: Decreto nº 9027 de 01.10.70, Utilidade Pública Estadual: Diário Oficial de 09.12.71 e de Utilidade Pública Federal: Decreto nº 90935 de 12.02.85. No local são realizados trabalhos nas seguintes áreas: Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, contando com técnicos habilitados e comprometidos com esta problemática.

Para o desenvolvimento dos programas que realiza, o Cenha conta com algumas parcerias e convênios em instância Estadual: Hospital do Serviço Público Estadual (CEAME e METRUS) e em instância Municipal com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria de Assistência Social (SMADS).
Após lançar o serviço público de equoterapia, o prefeito participou da cerimônia de posse da presidência do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo para o biênio 2012/2013. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do tribunal à rua Dr. Vila Nova, na Vila Buarque, e contou com a presença de representantes do poder público. Foram empossados o juiz Orlando Eduardo Geraldi, como presidente, como vice-presidente, o juiz Evanir Ferreira Castilho, e o juiz Paulo Adib Casseb assume a função de corregedor geral.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Campanha Lançado Apelo Global pelo fim da discriminação contra hanseníase!


Inserida em: 31/1/2012

Campanha
Aconteceu no dia 30 de janeiro, a cerimônia de Lançamento Mundial da Campanha GLOBAL APPEAL 2012 to End Stigma and Discrimination against People Affected by Leprosy, na sede da Associação Paulista de Medicina - APM.

Até o presente momento foram realizados seis Apelos Globais como este para chamar a atenção sobre a discriminação e o estigma que as pessoas afetadas pela hanseníase carregam. De acordo com a organização do evento, a campanha tem o objetivo central de restaurar a dignidade e preservar os direitos humanos não só da pessoa com hanseníase, mas também de seus familiares.

A abertura do evento contou com participações ilustres como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, que esteve presente representando o Governador Geraldo Alckmin; o Dr. José Luiz Gomes do Amaral - Presidente da Associação Médica Mundial; e a Dra. Rosa Nakasaki, Diretora do Programa de Hanseníase da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, que representou o prefeito da Cidade de São Paulo, Gilberto Kassab.

Logo após a abertura, houve a leitura do documento "Global Appeal 2012", feita pelo cantor Ney Matogrosso, a atriz Elke Maravilha e a Miss Itália no Mundo 2011, Silvia Novais.

Durante toda a tarde, médicos especialistas no assunto discursaram, como Dr. Fernando Oréfice - Membro da Comissão Científica do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e expert internacional em hanseníase ocular e a Dra. Bogdana Victoria Kadnuc - Presidente da Associação Brasileira de Dermatologia.

Hanseníase: 30 mil novos casos, em 2011

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, que também é médica, agradeceu o convite para participar deste importante lançamento. "Agradeço ao Dr. José Luiz (Gomes do Amaral, presidente da Associação Médica Mundial) que viu a hanseníase como causadora de deficiência e por isso me convidou para participar desse apelo global que tem uma importância enorme, quando nós falamos de 30 mil novos casos só no ano de 2011. Portanto, ao lado de celebrar a oportunidade de São Paulo sediar este evento, eu trago aqui as esperanças deste grupo de pessoas com deficiência, para que nós efetivamente possamos construir uma porta de saída".

A Secretária destacou a importância da ação filantrópica gerada pela sociedade organizada, por meio das fundações, para levar apoio para dentro das ações do Estado. "Esta é a verdadeira filantropia, que reúne recursos, troca expertise com a sociedade civil, para que juntos, Estado e sociedade civil, se organizem em defesa de toda a população", ressaltou, reiterando cumprimentos à iniciativa, "com a certeza de que nós estamos juntos mudando de novo a sociedade, buscando a verdadeira equidade. Acredito que quando os médicos se envolvem fortemente em campanhas como essa, a exemplo do que já ocorreu com a AIDS, nós temos sim a chance de mudar o mundo".

Dra. Linamara destacou, ainda, que os determinantes sociais da saúde não podem mais ser negligenciados. "Os determinantes sociais dizem quem são as pessoas e que doenças elas terão ao longo de seu ciclo da vida. São esses mesmos determinantes sociais que originaram uma grande reunião acontecida no Rio de Janeiro, no ano passado, com a presença marcante da Associação Médica Mundial, mas sequer se tocou sobre o problema que é a hanseníase. Mostrando que entre o discurso e a prática ainda temos uma grande distância. Precisamos fazer de cada palavra um plano de ação. Precisamos fazer de cada palavra um compromisso, ou nós estaremos fazendo algo que não se reverte em mudanças que a sociedade teima em esperar", disse, acrescentando que "essa sociedade que espera de maneira calma, garantindo um alinhamento com as estruturas públicas, merece um pouco mais de respeito, um novo olhar".

Após expressar sua indignação por ainda termos em nossa realidade problemas como o preconceito contra a hanseníase, a Secretária destacou a alegria de saber que o Ministério da Saúde está atento e alinhado a essas propostas, mostrando uma nova visão, trazendo de volta pessoas que tiveram grande destaque na vigilância. "Certamente caminha uma nova proposta, que agora nós podemos, como sociedade civil, como profissionais da área da saúde, ficar mais vigilantes, mais atentos e certamente com maior controle social".

Ela destacou também a evolução estatística no estado de São Paulo. "Hoje estarmos em torno de 3,1% de infecção, o que é muito, mas melhor do que os 7,8% dos estados do Mato Grosso, do centro oeste, mostra que São Paulo encontrou um caminho, achou uma direção".

Apelo Global

O Apelo Global é uma iniciativa criada pela Nippon Foundation, em 2006, com apoio de vários líderes do mundo, visando promover o aumento da consciência internacional sobre a Hanseníase. Até o momento, foram realizados seis Apelos Globais, com focos específicos: líderes do mundo (2006); representantes das pessoas atingidas pela hanseníase (2007); ONGs ativas em direitos humanos (2008); líderes religiosos (2009); líderes empresariais (2010); e líderes das melhores universidades do mundo (2011). Dentre os brasileiros e entidades nacionais que já endossaram o Apelo Global estão o ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o empresário Roger Agnelli, ex-CEO da Vale; e a Universidade de São Paulo (USP).

Em 2012, o Apelo Global será endossado pela Associação Médica Mundial e seus afiliados em diversos países, visando unir cada vez mais a classe médica na luta pelo fim do preconceito e melhorias da saúde pública.

"Pessoas atingidas pela doença há muito tempo são vistas como 'amaldiçoadas' e sofrem discriminação. São rejeitadas pela sociedade e abandonadas. Foram forçadas a viverem segregadas e confinadas em áreas distantes, isoladas ou até mesmo em ilhas remotas, por acreditar-se que seja um mal altamente contagioso, o que não é verdade. Cerca de 99% das pessoas têm imunidade natural ou resistência ao bacilo causador da Hanseníase. É uma doença curável, o tratamento é gratuito e, portanto, não há espaço para a discriminação social", explica Yohei Sasakawa, Embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Eliminação da Hanseníase e chairman da Nippon Foundation, entidade que há mais de 40 anos é referência internacional em campanhas para eliminação da Hanseníase no mundo.

Mais sobre a Hanseníase

É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos.

Quando não tratada e diagnosticada precocemente, resulta em deficiências sociais e físicas.
Embora já exista a cura para a hanseníase, quem apresenta a doença e seus familiares ainda sofrem preconceito e discriminação em todos os aspectos de suas vidas. Em pleno século XXI, quando a doença já é facilmente tratada, o estigma ainda persiste gerando violação de direitos humanos.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência