Postagens populares

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Juntos Mãe-atleta realiza sonho de correr com filho que tem deficiência.



Juntos
Sábado, 12 de maio,foi dia de realizar sonhos no Circuito de Corridas. Na segunda etapa, que ocorreu em Uberlândia, a história de uma mãe-atleta, que dedica todo o seu tempo ao filho, emociou a todos que participaram do evento.

Karolina Cordeiro correu com Pedro no percurso dentro do Parque do Sabiá. O pequeno, de cinco anos de idade, tem a síndrome de Aicardi-Goutières, que afetou os movimentos do corpo.

Essa foi a primeira vez que mãe e filho competiram. A dupla percorreu cinco quilômetros em 34 minutos. Na chegada, a emoção de Karolina pelo dever cumprido.

"Foi muito emocionante. Foi a primeira corrida dele e minha juntos em uma prova onde tinha gente. E cada minuto foi um parto. Eu lembrei da vida dele toda. E ele é um vencedor. Eu falei que a medalha dele o estava esperando. Disse que ele já é um campeão e disse: "Pedro não precisa chegar primeiro. O importante é chegar". E ele vai chegar lá. Isso é pra ele, eu corro por ele. Não importa o tempo. O tempo é o tempo dele. O meu tempo é o tempo dele.

Fonte: Globo Esporte

Debate Seminário Internacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais.


Debate
Acontece, de 16 a 18 de maio, o II Seminário Internacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais (SENAAC). O evento será realizado em Porto Alegre, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, contará com Sessões Temáticas, Mesas Redondas, Sessões Técnicas e Oficinas que buscarão subsidiar discussões, difundir informações, referenciais teóricos e instrumentos metodológicos para a integração da temática acessibilidade no contexto da Museologia, Arquitetura, Design de Produto e de Audiovisual, entre outros.

Com propósito de desenvolver o pensamento analítico através de debates que visam enfatizar aspectos de relação direta da questão da acessibilidade com o cotidiano do público, o evento tem por objetivo maior alcançar propostas de elaboração de projetos que qualifiquem os ambientes culturais, possibilitando o acesso de todos.

Temas como produção cultural, acessibilidade, cultura surda, inclusão, cinema, elaboração de projetos culturais e cultura inclusiva serão explorados e discutidos, visando alcançar propostas de desenho universal na elaboração de projetos que envolvem dos ambientes culturais.
Os convidados e palestrantes que farão parte da programação da 2ª edição do Seminário trabalham diretamente com a pauta da acessibilidade, fornecendo aos inscritos no Seminário, embasamento teórico e prático acerca dos temas discutidos durante o evento.

Entre alguns dos nomes confirmados para o evento estão Mara Gabrilli, Deputada Federal de SP e Vitor Ortiz, Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, além de Carla e Luis Henrique Mauch, coordenadores da ONG Mais Diferenças, Ana Adams, produtora da mostra de Direitos Humanos e Wagner Ferraz, especialista em Gestão Cultural. O Seminário será um importante espaço para discussão e aprofundamento dos temas de inclusão, acessibilidade e cultura, e tem como realizadores a UFRGS ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul ) e a Mais Diferenças.

Para visualizar a programação completa do SENAAC, maiores informações e inscrições, acesse www.acessibilidadecultural.wordpress.com ou envie email para acessibilidadecultural.ufrgs@gmail.com.

Ação MPF quer telefones celulares acessíveis para pessoas com deficiência visual.


Ação
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão protocolou hoje uma ação civil pública para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleça, no prazo máximo de 120 dias, regras que garantam a acessibilidade das pessoas com deficiência visual aos telefones celulares. A regulamentação deverá estabelecer normas para que sejam oferecidos no mercado aparelhos que indiquem, de forma sonora, as operações e funções disponíveis no visor.

"A ação visa garantir acessibilidade ampla e irrestrita das pessoas com deficiência visual aos serviços de telefonia móvel pessoal", explicou o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, autor da ação.

Em maio de 2011, após receber reclamações que indicavam as dificuldades na aquisição de celulares acessíveis aos deficientes visuais, a PRDC solicitou esclarecimentos à Anatel e foi informada que muitos aparelhos já possuem facilidades que propiciam a interação por intermédio da fala. Na oportunidade a Agência enviou ao Ministério Público Federal uma relação de aparelhos que possuem o software "leitor de mensagens".

Da lista fornecida pela Anatel apenas alguns modelos foram encontrados no mercado nacional, a maioria com tela sensível ao toque, o que torna sua navegação praticamente impossível aos deficientes visuais. "O software 'leitor de mensagens' que acompanha esses aparelhos opera apenas nos idiomas inglês e finlandês", informa a ação.

A PRDC também consultou a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). A instituição analisou o software 'leitor de mensagens' e concluiu que ele não atende as necessidades das pessoas com deficiência visual, já que não possui recursos que indiquem de forma sonora todas operações disponíveis no visor. Para obter tal acesso, segundo a associação, o deficiente visual teria que adquirir o software "talks", que custa aproximadamente R$ 700,00 e instalá-lo em aparelhos compatíveis.

Diante das dificuldades, o MPF recomendou à Anatel, ainda em 2011, que regulamentasse, no prazo de 90 dias, os requisitos para certificação de aparelhos sonoros, visando o atendimento às condições de acessibilidade.

Em resposta, a Anatel informou que as regras formuladas pela sua Gerência de Certificação e Engenharia de Espectro se dirigem somente à indústria de equipamentos de telecomunicações, para que a produção atenda a quesitos de segurança, neutralidade de redes e respeito à vida do consumidor. A agência também enviou uma compilação de normas em vigor que garantiriam a acessibilidade dos deficientes.

Para Dias a resposta não atendeu à recomendação. Ele considera que a Anatel "tem obrigação legal de proceder à regulamentação" e que está sendo "omissa no tocante ao pleno gozo dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência".

DIREITOS - Na ação, o procurador cita normas internacionais - como a Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Convenção Interarmericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas com Deficiência - e normas nacionais, como a Lei 10/098/00 e o decreto 5.296/04, que garantem os direitos das pessoas com deficiência visual à todas as formas de comunicação.

"Se existem os preceitos legais, por que continuam a ser violados?", questiona o procurador. "Por falta de vontade política para cumprir tais preceitos, flagrantemente desrespeitados", argumenta.

Dias argumentou que para a maioria dos usuários de telefone celular as condições de acessibilidade podem parecer irrelevantes, mas "representam limites intransponíveis para o exercício dos direitos de uma parcela da população que sofre com a deficiência visual".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

sábado, 12 de maio de 2012

Palmilha criada por universitários de Salvador ajudam pessoas com deficiência!!




Foto: Antonio Saturnino
Invenção
E se o seu irmão, aos 14 anos, sofresse um Acidente Vascular Cerebral (AVC)? E se ele perdesse parte dos movimentos do lado esquerdo do corpo? E se as sequelas o impedissem de erguer a parte da frente dos pés, a ponto de ter que arrastá-lo para caminhar? Poucos fariam como o estudante Daniel Veiga, 22 anos. Para ajudar o irmão, ele passou meses em um laboratório de robótica.

Aluno de Engenharia Mecatrônica da Universidade Salvador (Unifacs), Daniel desenvolveu uma palmilha inteligente, batizada de Motus, capaz de levantar a ponta do pé de uma pessoa com deficiência física, ainda que o cérebro afetado não consiga emitir tal comando.

Com outros dois colegas - os estudantes Bruno Cavalcanti, 26 anos, e Bruno Rabelo, 22 - Daniel criou um aparelho capaz de fazer movimentar o músculo responsável pela chamada dorsiflexão. A palmilha rendeu aos três o Prêmio Ideias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que pagou R$ 8 mil, além da escolha de Daniel para representar a Bahia em evento promovido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Funcionamento 
É comum pacientes que foram vítimas de AVC ou lesões medulares sofrerem com a paralisação de movimentos dos membros inferiores ou superiores. Muitos perdem a dorsiflexão, movimento essencial para caminhar e correr. Daniel e os dois Brunos desenvolveram o Motus a partir do conceito da eletroestimulação muscular. "Pegamos a tecnologia e demos uma nova finalidade", diz Daniel.

No caso do Motus, uma central de processamento de dados é ligada ao músculo através de eletrodos. O sistema é acionado por uma conexão sem fios via rádio a partir da palmilha, onde está instalado um módulo de sensores que detecta as características do passo a ser dado após a retirada do calcanhar do chão. "A palmilha detecta a aceleração, inclinação, velocidade e deslocamento. É uma espécie de leitura da vontade do paciente, se ele vai correr ou subir uma escada", explica Daniel.

Diferente de uma prótese, que substitui um membro ou um órgão, o Motus é uma órtese, ou seja, ela complementa o membro. A palmilha foi desenvolvida em parceria com professores de fisioterapia da universidade. "Os dados registrados podem ser convertidos para a linguagem de fisioterapeutas. Até as visitas dos pacientes às clínicas podem diminuir", diz Bruno Rabelo.

Fonte: correio24horas.com.br/ Alexandre Lyrio

Cultura Primeiro guia online de acessibilidade cultural é lançado em São Paulo.


Cultura
Foi lançado o primeiro guia de cultura e entretenimento da cidade de São Paulo voltado à diversidade humana. Trata-se do Guia Online de Acessibilidade Cultural, elaborado pelo Instituto Mara Gabrilli (IMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Sabesp. Ele traz 186 estabelecimentos ao todo, entre teatros, museus, cinemas, centros culturais, casas de espetáculos e bibliotecas que podem receber qualquer perfil de público - pessoas com problemas de locomoção, pessoas mais baixas, crianças e todos aqueles que apresentam uma estrutura física diferente da média, como o 1,5 milhão de pessoas com deficiência que vivem na cidade de São Paulo. Ele já está disponível na internet, no endereço http://acessibilidadecultural.com.br, que atende a requisitos de acessibilidade e onde também se pode fazer pesquisa filtrada por tipo de equipamento, região da cidade ou palavra-chave.

"O guia não é só voltado às pessoas com deficiência, já que pode ser muito útil também para idosos, grávidas, pessoas engessadas, mulheres com carrinho de bebê etc. São Paulo é sinônimo de modernidade, de atualidade, de transformação a cada segundo. Por isso lançamos este guia online para que seja consultado e construído constantemente por todos os paulistanos. Este formato permite também a integração entre os equipamentos e o público, intermediado pelo instituto", afirma Mara Gabrilli, fundadora do IMG. "A cultura é uma ferramenta fundamental para nosso desenvolvimento, com potencial para trazer transformações que levamos para toda a vida. Permitir que todos tenham acesso a isso, sem distinções, é uma obrigação do poder público", diz Andrea Matarazzo, que esteve à frente da Secretaria de Estado da Cultura durante a elaboração do guia.

O atual secretário, Marcelo Araujo, destaca que vários dos equipamentos mantidos pelo Estado constam do Guia e se destacam pelo cuidado com a acessibilidade. "A Pinacoteca, a Biblioteca de São Paulo e o Museu do Futebol, por exemplo, mantêm estrutura física acessível e investem, principalmente, na criação e desenvolvimento de projetos e programas educativos com recursos pedagógicos que visam criar vários níveis de acessibilidade", afirma. A exposição "Sentir pra ver", atualmente em cartaz na Pinacoteca, apresenta recursos multissensoriais como reproduções em relevo, maquetes, extratos sonoros e textos também em Braille, para garantir a percepção das obras expostas aos vários perfis de público.

Patrocínio - Nos últimos anos, a Sabesp vem estreitando sua relação com a cultura, por meio de patrocínios a eventos e criação de novos espaços e programas culturais. Desde 2004, a Companhia participa do Programa de Fomento ao Cinema, por meio do qual já patrocinou 127 filmes, totalizando investimentos de R$ 48 milhões no setor. Hoje a Sabesp é a empresa paulista que mais investe em cinema, terceira maior patrocinadora do Brasil e pioneira em exigir que as produções disponibilizem uma cópia com recursos que permitam aos deficientes auditivos e visuais apreciar o filme.

Essa preocupação da Sabesp em proporcionar o acesso cultural a todos também está refletida no Cine Sabesp. Inaugurado em 16 de junho de 2010, o local se tornou um espaço para a promoção da cultura, educação e preservação do meio ambiente, além de formação de plateia para as salas de cinema de rua, uma opção de lazer quase extinta.

Seleção - Durante três meses, três equipes especializadas em acessibilidade foram a 315 equipamentos avaliar quão amigáveis estes são para pessoas com deficiência ou alguma outra dificuldade. "Dos 315 equipamentos avaliados, 186 foram selecionados e integram o guia", diz Ariana Chediak, gestora do IMG. São 61 bibliotecas; 3 casas de espetáculos; 37 centros culturais; 11 cinemas de rua; 44 museus e 30 teatros. Entre estes estabelecimentos, 55 são localizados no Centro, 31 na zona Leste, 9 na zona Norte, 52 na Sul e 39 na Oeste. O site também terá espaço para interação dos usuários, que poderão fazer comentários, sugestões e críticas. "Também será papel do Instituto Mara Gabrilli, como forma de continuidade ao trabalho, informar os equipamentos que precisarem de ajustes ou mudanças sugeridos pelos internautas, com o objetivo de tornar a cidade de São Paulo, no geral, um lugar que receba cada vez melhor as pessoas com deficiência. O guia é inovador por permitir esta construção permanente e colaborativa", completa Ariana.

Todos os locais trazem uma breve descrição, dados de endereço, telefone, e-mail, site, dias e horários de funcionamento e um item chamado "informações gerais de acessibilidade" com dados sobre estacionamento e visitação inclusiva guiada. Também há, para cada estabelecimento, dados específicos por tipo de deficiência, indicados com ícones que remetem à surdez, deficiência física, visual e intelectual.

A análise ponderou aspectos arquitetônicos, de conteúdo, de informação, as tecnologias e a disponibilização de profissionais capacitados para algumas funções primordiais como intérpretes de libras, guia-intérpretes para surdocegos e mediação para pessoas com deficiência intelectual. As nuances são muitas e as avaliações foram feitas se pautando, principalmente, nas determinações de acessibilidade previstas na legislação brasileira.

Para cegos, por exemplo, o local precisa ter explicações que sejam compreendidas por meio do tato e da audição do visitante, como placas em Braille e audiodescrição. Já os surdos irão contemplar um programa cultural através de sua visão, demandando a necessidade de intérpretes em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que estejam aptos a recebê-los e passá-los informações. Os visitantes com deficiência intelectual devem ser respeitados em relação às suas diferenças cognitivas.

Cadeirantes, anões, assim como idosos, necessitam concretamente de uma arquitetura amigável que, antes de barrar suas entradas, torne o passeio agradável. Assim, as rampas são preferíveis aos degraus, as maçanetas devem ser leves e de alavanca, elevadores devem ter portas automáticas, botões, corrimões e balcões devem ter mais baixos.

Interação - Os próximos passos do Guia Online de Acessibilidade serão a participação de internautas e equipamentos para inclusão de novas informações. Assim, a partir de setembro próximo, usuários poderão avaliar a acessibilidade do equipamento respondendo a um formulário online. Nesta fase também serão lançadas as versões mobile e para tablets.

No primeiro semestre de 2013, equipamentos de todo o Estado de São Paulo interessados em constar do guia poderão solicitar sua inclusão. Já para 2014, o site se tornará nacional e poderá receber solicitação de quaisquer equipamentos brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sabesp

Tecnologia Cientistas criam robô que se movimenta com comandos do cérebro!




Mark-Andre Duc, paciente do experimento, estava a 100 km de distância e conseguiu controlar o robô
Foto: Reprodução
Tecnologia
O resultado foi obtido por meio de sensores, que foram colocados numa espécie de capa sobre a cabeça de Marc-Andre Duc, paciente de um hospital da cidade de Sion. Através da Internet, ele recebia imagens daquilo que a câmera do robô estava enxergando e, a partir disso, podia calcular seus próximos movimentos.

Marc-Andre Duc perdeu parcialmente os movimentos das mãos e dos pés. Para comandar o robô, que estava na sede do Instituto em Lausanne, a cerca de 100 km do hospital, Duc precisou apenas tomar decisões simples, como levantar ou esticar um dedo. Poucos segundos depois, o autômato repetia os movimentos.

A ideia por trás do projeto é criar uma interface que permita a pacientes com problemas de locomoção recuperarem alguma independência, através do uso de um robô capaz de executar movimentos a partir de ordens diretas.

Em entrevista à agência AP, Duc declarou que considerou absolutamente natural controlar o robô apenas pensando nos movimentos que desejava fazer. Apesar do sucesso do teste, não há previsão de quando a tecnologia estará disponível comercialmente.

Fonte: Techtudo

Campeões Atletas da ADD conquistam ouro na 1ª Etapa do Circuito Santista de Pedestrianismo.


Campeões
Realizada em Santos, no dia 06/05, a 1ª Etapa (Cidade-Porto) do 27º Circuito Santista de Pedestrianismo contou com a participação de diversas pessoas com deficiência. Os atletas da ADD - Associação Desportiva para Deficientes, compõem a equipe Fast Wheels, que atingiu importantes colocações na disputa, além de números surpreendentes nas chegadas.

Campeão da categoria Deficiente Físico, Anderson Santos completou o circuito em 41 minutos e 37 segundos, seguido de Diego Saavedra e João Paulo Freitas, em 4º e 5º lugares, respectivamente; Fábio Mota, em 8º lugar; e Francis em 9º.

Medalhas de ouro e prata para os atletas Jaciel Paulino (26 minutos e 40 segundos) e Carlos Neves, primeiro e segundo colocados na categoria Cadeirantes. Jean Carlos, na categoria Cadeirante Juvenil também subiu ao topo do pódio. Moara Roberta ficou em segundo lugar entre os Deficientes Visuais e Wilton Santana alcançou a quarta posição para Deficientes Intelectuais.

A 2ª Etapa (Bombeiros) do 27º Circuito Santista de Pedestrianismo acontece no dia 24 de junho, na Praça Engenheiro José Rebouças, s/nº, na Ponta da Praia, em Santos. Informações em www.costama.com.br

Fonte: Atitude Press Assessoria em Comunicação

terça-feira, 8 de maio de 2012

Moda inclusiva Estilista Cândida Cirino lança luva adaptada na Reatech 2012.



Cândida Cirino e a modelo Rayane Landim
Foto: Kica de Castro
Moda inclusiva
A moda inclusiva vem ganhando espaço a cada dia, graças aos esforços de estilistas brasileiros que estão investindo na área em termos de pesquisa e custo, diferentemente da moda inclusiva que é feita na Europa a custo elevado.

Aqui no Brasil, temos exemplo de dedicação e criatividade no lançamento de produtos adaptados na área da moda. Estamos falando da estilista Cândida Cirino, que busca inspiração na realidade do cliente criando peças fundamentadas no perfil do público-alvo, seguindo tendências de modelagem e estampas, auxiliando na escolha e desenvolvimento de looks e acessórios, e proporcionando participação no processo de construção das peças.

Apostando na moda inclusiva, Candida pensa em cada detalhe e trouxe para a Feira Reatech 2012, que aconteceu entre os dia 12 e 15 de abril em São Paulo,uma luva adaptada para locomover cadeira de rodas. Estilo e proteção para as mãos, não só de cadeirantes, mas também para usuários de bengalas e muletas.

As luvas "My Space" foram desenvolvidas visando sofisticação e praticidade, indispensável para homens e mulheres de atitude. Atendendo gostos e estilos diversificados, acompanha tendências da moda em cores e estampas "animal prints". Combinando com looks casuais é sinônimo de ousadia fashion. Por falar em ousadia fashion, a estilista levou para as passarelas da feira um look ecofashion, mostrando que elementos orgânicos podem ser utilizados nos looks de forma criativa. Rayane Landin, modelo com paralisia cerebral que faz parte do casting da fotógrafa Kica de Castro, foi escolhida para desfilar e apresentar a criatividade de Candida Cirino no mundo fashion, que preocupa-se com usuários de cadeira de rodas no dia a dia.

Para conhecer mais sobre a estilista e seus projetos, acesse o site:
www.candidacirino.com.br

Fonte: deficiente.com.br

Profissão Pessoas com deficiência não encontram vagas em cargos de liderança.


Profissão
O preenchimento das cotas de vagas para pessoas com deficiência estão restritas aos cargos operacionais. De acordo com levantamento do site de carreira vagas.com.br, utilizado por grandes empresas para selecionar profissionais para seus processos seletivos, 80% das vagas exclusivas para pessoas com deficiência são para postos operacionais, auxiliares e técnicos. Há apenas 3% de oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência para os cargos de coordenação, supervisão, gerência e direção.

No banco geral de oportunidades do vagas.com.br (onde estão reunidos todos os currículos), há 29% de posições para níveis operacionais, auxiliares e técnicos. Neste mesmo banco, há 14% de vagas destinadas aos coordenadores, gerentes, supervisores e diretores.

"Este levantamento mostra que há ainda uma discrepância entre as ofertas oferecidas para pessoas com deficiência e demais públicos. Revela ainda que algumas empresas estão utilizando a Lei da Cota para preencher cargos operacionais. Mas as empresas também sofrem com a falta de qualificação das pessoas com deficiência, um dos motivos para não oferecerem mais vagas estratégicas a esse público", explica Luís Testa, gerente de Vendas da VAGAS Tecnologia.

No site da vagas.com.br há 27,2 mil currículos cadastrados de candidatos portadores de deficiência. O grau de escolaridade apresentado neste banco mostra que a qualificação deste público precisa ser aperfeiçoada. Do total de currículos cadastrados de profissionais com deficiência, 6% possuem superior completo e apenas 0,9% frequentando algum curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.

O levantamento também comparou o nível de exigência de escolaridade para vagas gerais e exclusivas para pessoas com deficiência veiculadas no site vagas.com.br. No banco geral de vagas, 66% das oportunidades são para candidatos com superior completo ou em andamento. No caso dos portadores com deficiência, há 32% de postos para candidatos com superior completo ou em andamento.

"Ainda há desequilíbrio nestas oportunidades. As empresas podem ajudar a investir mais nesse público e oferecer novas vagas para eles. Os portadores também precisam continuar aprimorando sua carreira para que este quadro se reverta logo", diz Testa.

Por meio dessa amostra também foi possível identificar o tipo de deficiência dos candidatos que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Do total de 27,2 mil, 54% apresenta algum tipo de deficiência física (14,7 mil). Os deficientes auditivos representam 23% da amostra (6,3 mil). No caso dos deficientes visuais, estão identificadas 4,8 mil pessoas com essa característica, ou 17,6% do todo. Os portadores de deficiências mentais somam 2,4 mil (9%) e 800 têm deficiência relacionada à fala (3%).

O levantamento foi feito com base nos postos de trabalho divulgados no vagas.com.br pelas cerca de 1700 empresas que contam com a tecnologia VAGAS. O site de carreiras vagas.com.br é controlado pela VAGAS Tecnologia, responsável pela informatização da gestão de processos seletivos de 52 das 100 maiores companhias com atuação no mercado brasileiro, e conta com 60 milhões de currículos cadastrados em bancos exclusivos.

Para fazer parte do processo de seleção, é necessário apenas cadastrar as informações pessoais e profissionais no vagas.com.br e selecionar as oportunidades de trabalho mais adequadas ao perfil.

Quantidade de vagas para pessoas com deficiência por Estado: 
São Paulo 770 vagas
Rio de Janeiro 180 vagas
Minas Gerais 96 vagas 
Paraná 56 vagas
Bahia 35 vagas
Demais Estados 471 vagas 

Fonte: Conteúdo Comunicação

Sessão de cinema para pessoas com deficiência visual chega ao interior Paulista.



Público em exibição de filme para deficientes visuais, em São Carlos
Foto: Silva Junior - 12.abr.12/Folhapress
Cultura
Na tela do cinema, a imagem mostra uma senhora numa cadeira, em uma sala ampla com um piano ao fundo, bordando em silêncio. No áudio, um narrador descreve detalhadamente a cena.

A câmera fecha um ângulo nas mãos dessa mesma mulher. O narrador continua a descrever: "a imagem mostra o detalhe da agulha passando pelo tecido".

Na ampla plateia do Cine São Carlos, no interior de São Paulo, com capacidade para 540 pessoas, um grupo de 15 deficientes visuais acompanha o desenrolar do filme.

Eles estiveram na primeira sessão do Cine+Sentidos, que começou ontem e vai exibir, quinzenalmente, filmes com audiodescrição para cegos.

O projeto, iniciativa da Prefeitura de São Carlos em parceria com o Cine São Carlos, é apontado como pioneiro no interior paulista em ter sessões permanentes para quem tem problemas na visão.

Na primeira sessão, foram exibidos cinco comédias curtas-metragens. Uma delas, "Mr. Abrakadabra!", do diretor José Araripe Jr., feito mudo e em preto e branco.

Na plateia, o som de risos, enquanto o narrador descreve as tentativas de um mágico que, já velho, decide morrer a qualquer custo.

"Se não houvesse a audiodescrição, seria impossível entender. Com ela, dá para acompanhar toda a história", disse Ailton Alves Guimarães, 38, que consegue enxergar apenas vultos.

Com exibições gratuitas quinzenalmente, às quintas-feiras, o Cine+Sentidos quer atrair mais pessoas progressivamente, diz o coordenador de Artes e Cultura de São Carlos, Almir Martins.

Os deficientes visuais são incentivados a levar parentes e amigos que não são cegos. "É uma forma de permitir que, depois, eles trocam impressões sobre o filme", diz Maurício Zattoni, chefe da Divisão de Audiovisual.

O projeto de São Carlos segue os passos de outros programas culturais bem-sucedidos de inclusão de pessoas com necessidades especiais.

O principal deles em atividade no país teve início em março, no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, onde todas as peças em cartaz na temporada deste ano têm audiodescrição, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas, beneficiando não apenas deficientes visuais, mas, também, os auditivos.

"Antes, não havia um espaço que oferecesse isso de forma permanente", diz a coordenadora de acessibilidade do projeto no Carlos Gomes, Graciela Pozzobon.

Pioneiras da audiodescrição no país, ela diz que há iniciativas do tipo em festivais ou temporadas curtas em capitais como São Paulo e Porto Alegre.

Ela e o especialista em audiodescrição Paulo Romeu Filho afirmam não conhecer outras cidades do interior que tenham projeção do tipo permanente.

Fonte: Folha

Teatro Acessível No Rio, Escola de Gente promove primeira Mostra com total acessibilidade.



Teatro Acessível
A Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, convida a todos para a I Mostra de Teatro Acessível.

O evento acontecerá nos dias 02 e 03 de maio de 2012, no teatro do Oi Futuro do Flamengo, e terá na sua programação oficina de teatro acessível, mesa redonda sobre cultura e acessibilidade e a apresentação dos espetáculos Ninguém mais vai ser bonzinho - Em Esquetes, do grupo Os Inclusos e os Sisos- Teatro de Mobilização pela Diversidade, e O Filho Eterno, da Cia. Atores de Laura (interpretado pelo ator Charles Fricks, que conquistou os prêmios Shell e APTR, na categoria Melhor Ator, pela atuação neste espetáculo).

Todas as atividades serão gratuitas e contarão acessibilidade física e na comunicação para pessoas com deficiência, como: audiodescrição das cenas, intérprete de Libras (língua de sinais brasileira), programas em braile, subtitulação eletrônica, visitas guiadas ao cenário, além de espaço reservado para pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida, banheiros e elevadores adaptados.

Serviço:
Data: 02 e 03 de maio de 2012
Local: Teatro do Oi Futuro do Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Tel.:             (21) 3131-3060      .
Em breve mais detalhes sobre a programação da I Mostra de Teatro Acessível!

Fonte: Escola de Gente