Postagens populares

terça-feira, 20 de março de 2012

O Programa FEBRABAN de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário.


Reconhecimento
O Programa FEBRABAN de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário acaba de receber o Beyond Banking, um prêmio anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que reconhece as melhores iniciativas em responsabilidade social e sustentabilidade no Caribe e na América Latina. Esta é a primeira vez que uma iniciativa brasileira é prestigiada nesta categoria da premiação.

O programa, idealizado pela Federação Brasileira de Bancos, tem como objetivo capacitar pessoas com deficiência a fim dar a elas oportunidades de trabalho no setor bancário, promovendo assim a inclusão desses profissionais que, historicamente, sofrem dificuldades para conseguir boas colocações no mercado. Em duas edições, o projeto já inclui mais de 900 profissionais. Só no ano passado, mais de 400 pessoas se beneficiaram com o programa.

Realizado com a consultoria da Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, instituição especializada em inclusão que promoveu a seleção e capacitação dos candidatos, a edição de 2011 do projeto contou com diversos parceiros estratégicos, como a Prefeitura de São Paulo por meio da SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da SEMDET - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. O Governo do Estado de São Paulo também atuou como parceiro através do PADEF - Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência e da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Oportunidade e inclusão
O projeto surgiu em 2009 após um diagnóstico feito pela FEBRABAN sobre as dificuldades encontradas pelos bancos para empregar profissionais com deficiência qualificados. Sua missão consiste em selecionar pessoas com deficiência para participar de um programa de capacitação que visa prepará-las para assumirem postos de trabalho nas instituições bancárias. A formação inclui aulas de língua portuguesa, matemática financeira, etiqueta empresarial, informática, negócios bancários e vendas. Um diferencial é que, durante o período em que participam do curso, os candidatos selecionados já são contratados dos bancos e recebem salário e benefícios.

Ao final do curso, que dura em torno de seis meses, os participantes são incorporados às equipes dos bancos que aderem ao projeto, tendo condições de iniciar uma carreira no setor bancário devidamente preparados.

"Os números mais recentes do Censo mostram que o Brasil tem hoje 46 milhões de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população. É um contingente muito significativo, dentro do qual certamente se encontram muitos talentos escondidos, esperando por uma oportunidade. O programa da FEBRABAN busca justamente isso, aproveitar os talentos dessas pessoas, capacitá-las e trazer todo o seu potencial profissional para o setor bancário. Ficamos muito felizes de ter esse reconhecimento do BID, pois acreditamos muito neste projeto", declara Mário Sérgio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN.

Para Marcelo Vitoriano, gerente nacional de inclusão da Avape, a iniciativa da FEBRABAN é muito pertinente, considerando que a questão da formação é ainda um entrave no que se refere à empregabilidade do trabalhador brasileiro, e, também trabalhador com deficiência. "Há alguns anos, até mesmo frequentar uma escola era uma dificuldade para as pessoas com deficiência, seja por falta de acessibilidade ou outros tantos motivos, e isso comprometeu o preparo de grande parte das pessoas com deficiência no Brasil, dificultando sua entrada no mercado de trabalho. Sendo assim, alternativas criativas de capacitação como da FEBRABAN possibilitam a melhoria da empregabilidade e retenção futura destes profissionais. É importante que outras empresas sigam este exemplo de sucesso. Temos experiência de vários talentos que se destacaram e só estavam esperando apenas por uma oportunidade", avalia Vitoriano.

Fonte: Avape

Nenhum comentário:

Postar um comentário