Postagens populares

terça-feira, 3 de julho de 2012

Piso podotátil Obra de acessibilidade é inaugurada em calçadas do Centro do Rio de Janeiro.


Piso podotátil
Para facilitar o acesso de deficientes físicos ao Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, no Centro do Rio de Janeiro, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (28) a primeira rota acessível da cidade. A ação faz parte do programa de acessibilidade nas calçadas da cidade, o Calçada Lisa.

O objetivo, segundo a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor, o objetivo é revitalizar cerca de 700 mil metros de calçadas. "Tudo isso vai ser feito no entorno dos transportes públicos, da Central, das estações de metrô, rodoviárias e todos os pontos onde há grande concentração de pessoas e onde se tem uma rota de chegada a um determinado local", explica Georgete.

O trecho inaugurado nesta quinta, que conta com cerca de 150 metros, foi desenvolvido pela SMPD e executado pela Secretaria municipal de Conservação. O local inclui rampas de acessibilidade, quatro travessias e interseção elevada para nivelar a calçada com a altura do meio-fio, na Rua Gustavo Barros. Os serviços seguiram o critério de sinalização horizontal, com utilização de piso podotátil, um pavimento diferenciado com textura e cor, e também passeio em concreto, recomendado para projetos de acessibilidade.

"O Rio tem uma dívida muito grande com as pessoas com deficiência. A acessibilidade faz parte do planejamento estratégico da prefeitura e nosso objetivo é mudar esse cenário. Todas as novas obras do município entram com acessibilidade plena. A Copa e as olimpíadas vão ajudar a acelerar isso", garantiu o secretário de Conservação, Carlos Osório, destacando que o próximo local que ganhará calçada acessível é no entorno do complexo esportivo Rinaldo Delamare, na Rocinha, Zona Sul do Rio.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário