Postagens populares

terça-feira, 3 de julho de 2012

Inovador Jardim dos Sentidos da Avape ajuda na reabilitação de pessoas com deficiência.


Inovador
A Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência - acaba de criar mais um projeto inovador voltado à garantia da qualidade de vida das pessoas com deficiência atendidas pela instituição. Trata-se do Jardim dos Sentidos, um espaço instalado no Centro de Convivência Riacho Grande, em São Bernardo do Campo, cujo objetivo é proporcionar aos usuários um ambiente propício ao relaxamento, à exploração dos sentidos junto à natureza, além de outras atividades, como massagem terapêutica, por exemplo.


Elaborado e doado pela arquiteta Sonia Regina Bredas e pelas profissionais Roseli Lopes e Emiy Honji, proprietárias da empresa Melhorô Design, o projeto do Jardim também foi norteado por alguns objetivos terapêuticos específicos voltados ao tratamento de pessoas com deficiência intelectual, tais como: estimulação dos sentidos, desenvolvimento físico e cognitivo, uso de habilidades lógicas, aumento da criatividade, tolerância, autocontrole, entre outros.

A ideia é também aproveitar o espaço para otimizar as atividades de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, algo que já vinha sendo feito na unidade com freqüência, inclusive. "O objetivo é que os usuários levem esta conscientização para o convívio familiar. Quando recebemos a devolutiva da família de que a informação foi de fato assimilada por eles é que nos certificamos de que realmente conseguimos resultados positivos com esta proposta", explica Simone Senna, gerente do Centro de Convivência Riacho Grande da Avape.

Simone completa afirmando que espera alcançar resultados ainda melhores com a instalação do Jardim, pois já pôde observar que o projeto foi bem recebido entre os usuários, que se sentem motivados com as atividades diárias realizadas no local. "Só de demonstrarmos um carinho especial, construindo um espaço totalmente acessível, dedicado exclusivamente a eles, com uma proposta diferenciada, já é algo que acrescenta muito e que favorece de forma significativa o tratamento", finaliza Simone.

Sobre a Avape
Há 30 anos, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) atua no atendimento e na defesa de direitos, promovendo a reabilitação, a capacitação e a inclusão de pessoas com todo tipo de deficiência, do recém nascido ao idoso, e também de pessoas em situação de risco social. Desenvolve ainda programas comunitários, de saúde da família e de ação social, além de atividades culturais, esportivas e recreativas.

Fundada em 1982, na região do ABC, em São Paulo, sempre se comprometeu com a qualidade e a excelência dos serviços prestados, mantendo intercâmbio com renomadas instituições nacionais e internacionais, visando tendências e inovações, além de reciclar e aperfeiçoar seus profissionais. Consi derada m odelo d e gestão, foi a primeira no mun do a receber o certificado ISO 9001, pela DNV - Det Norske Veritas. Tem como missão promover as competências das pessoas com deficiência visando a su a autonomia, segurança e dignidade para o exercício da cidadania. Em 2011, seus serviços especializados na Assistência Social e Saúde atenderam 2.088.756 usuários, sendo 99% desses atendimentos gratuitos.

Fonte: AVAPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário