Postagens populares

terça-feira, 24 de julho de 2012

Qualidade Inmetro avaliará cadeiras de rodas com apoio da Abridef.


Qualidade
O Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está desenvolvendo uma análise inédita sobre cadeiras de rodas. Foram escolhidas oito marcas disponíveis no mercado e dois modelos de cada uma participarão dos testes que serão realizados no Centro Tecnológico do Mobiliário (Senai/Cetemo), localizado em Bento Gonçalves (RS), único laboratório habilitado para ensaios deste tipo de produto. A previsão é que os resultados sejam apresentados em quatro meses.

O projeto foi comunicado, oficialmente, em 19/07, aos membros da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef) e sua comissão de cadeiras de rodas, formada pelos fabricantes associados de todas as partes do país, em reunião na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo.
De acordo com Isabela Wanderley Alves, da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro, responsável pelos trabalhos, "o Programa tem o intuito de fornecer ao consumidor dados e fatos para fazer uma boa aquisição de produtos e serviços". No caso das cadeiras de rodas, será verificada a conformidade em relação à norma ABNT NBR ISO 7176:2009, envolvendo itens como: estabilidade, freios, apoio para pés e aros de impulsão, entre outros.
Os resultados das provas serão encaminhados aos fabricantes envolvidos, que poderão se pronunciar a respeito, para a Abridef, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, posteriormente, divulgados à opinião pública pela imprensa, como o Inmetro costuma fazer com vários produtos analisados.
O presidente da Abridef, Rodrigo Rosso, apoia a iniciativa e colocou a entidade à disposição do Inmetro mas fez questão de salientar que a associação acompanhará de perto as ações do órgão nesse programa de análise, para evitar possíveis equívocos que possam colocar em dúvida a qualidade de fabricantes de renome e com responsabilidade em relação ao consumidor, uma vez que cadeiras de rodas são produtos muito específicos e com poucas orientações em suas normas, que ainda não foram totalmente finalizadas.
Rosso lembrou que a associação, que tem dois anos de atividades, já desenvolve o projeto do "Selo de Qualidade" para produtos e serviços, uma iniciativa de auto-regulação do setor, em parceria com um dos principais certificadores do país, iniciativa apoiada pelo próprio Inmetro.

Fonte: Flama Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário