Postagens populares

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Propostas da candidata com deficiência visual Deborah Prates (candidata a vereadora na cidade do Rio de Janeiro, PSDB)


Deborah PratesRestam só 5 dias para que o eleitor carioca decida em quais candidatos depositará seu voto. Relevante destacar que o voto é bem sem preço, nem etiqueta de grife. De cara dou relevo a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL, valendo dizer, para esse caso, que o nosso futuro depende – tão-só – da nossa mudança de hábitos. Pensemos no todo!
Chegou o momento de fazermos as contas, separando as boas das más ideias apresentadas pelos candidatos. Em meio a tantas promessas/juramentos, cumpre ao eleitor apurar as proposições – em número e em qualidade – que lhes trará maior bem-estar.
Do marco da minha cegueira para cá venho batendo na tecla da ACESSIBILIDADE em todos os seus matizes. Agora, venho traçar um breve resumo das minhas elaborações intelectuais/concepções, a fim de dar aos amigos maior suporte nas decisões.
I - PROPOSTA FEITA NA MINHA PALESTRA ONU – CÚPULA DOS POVOS – RIO+20
INCLUIR é processo de construção de sociedade igual para todos. Num centro imaginário temos, ao meio, a palavra oportunidade, à sua esquerda, a palavra ACESSIBILIDADE, e, a direita, a palavrinha mágica IGUALDADE. As acessibilidades física e comunicacional estão sendo praticadas com enorme sacrifício, podendo dizer um passo para frente e dois para trás.
Faz muito que tratamos a dor e a febre, contudo não conseguimos detectar a causa desse atraso. O foco principal é a ACESSIBILIDADE ATITUDINAL. Mudanças de hábitos/atitudes são lentas pelo que estamos atrasados nesse processo. Na RJ pisos táteis terminam em paredes e hidrantes são colocados no meio de rampas, demonstrando que os gestores nem sabem que erram. Então, como corrigir?
Cidade ACESSÍVEL é para todos, pelo que os termos hão que ser desvinculados do seguimento PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Se o humano não for atropelado precocemente pela morte será um idoso. Sendo assim, precisará de uma CIDADE ACESSÍVEL.
PROPOSTA – Objetiva construir o HOMEM SUSTENTÁVEL. Alteração dos currículos de TODOS os cursos universitários, a fim de que seja introduzida NOVA DISCIPLINA, qual seja: INICIAÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO DOS GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS. Além da insensibilidade dos gestores, temos médicos ginecologistas que não sabem atender mulheres cadeirantes; advogados que desconhecem o único Tratado Internacional com força de Emenda Constitucional, que vem a ser a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; juízes que impedem a permanência do cão-guia com seu usuário nas dependências do foro; juízas que tomam depoimento de testemunha cadeirante na calçada; etc.. As DIVERSIDADES são REAIS, pelo que hão que ser aceitas pela sociedade como são e não como gostaria que fossem. Com essa nova disciplina estudar-se-ia o arcabouço dos GRUPOS SOCIAIS VULNERÁVEIS, valendo dizer: pessoas com deficiência, negros, crianças/adolescentes, mulheres, idosos, indígenas, ciganos, e outros que precisem de ações afirmativas para exercerem, com dignidade, seus direitos constitucionais.
Parcerias com as instituições de ensino viabilizariam essa ideia. Logo, bem possível se tivermos ATITUDES! A HUMANIDADE há que se lembrar que deriva do HUMANO! Vejam o vídeo e reflitam sobre o pensamento de Albert Einsten: “Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela”.
Link’s YOUTUBE: http://www.youtube.com/watch?v=UQWFOtzfa_U&feature=plcp/
II - PROPOSTA PARA AS ACESSIBILIDADES
Precisamos melhorar o conforto dos munícipes/cariocas.
Apresento-lhes um Plano de Soluções Integradas de Acessibilidades para a nossa RJ. Afinal, como pôde ter sido agraciada com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade sendo absolutamente INACESSÍVEL? A implementação/realização das acessibilidades é fator de sustentabilidade econômica e social, principalmente, numa sociedade onde a esperança de vida aumenta. Há necessidade de planejar as intervenções e não fazê-las de forma pontual e sob pressão da população, como costumeiramente vem ocorrendo.
A acessibilidade ATITUDINAL é, sem dúvida, o carro chefe das acessibilidades. Precisamos conscientizar a coletividade, bem como os agentes/profissionais envolvidos para que mudem os seus maus hábitos e passem, de fato, a conhecer o que é acessibilidade em todos os seus nuances. Intolerável é deixar que o dinheiro público continue ir ralo abaixo com tanto quebra refaz, quebra refaz … A RJ há que ser um exemplo de meio construído acessível, lugares nos quais todas as pessoas possam desenvolver suas vidas de forma segura, confortável e autônoma.
Sem dúvida a acessibilidade tem que ser tida como um valor de negócio, fundamentalmente por ser a RJ um dos principais atrativos turísticos do Brasil. Logo, não pode tão-só limitar-se a simples eliminação de barreiras arquitetônica para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
De fato, há que ser para todas as pessoas, tendo em conta a diversidade humana e suas distintas necessidades. O DESENHO UNIVERSAL há que ser seguido! Falo das vias/espaços públicos, prédios públicos e privados, transportes, comunicação e informação e novas tecnologias de informação e comunicação (infoacessibilidade).
Friso que estagnado é como está o ser humano hodierno, engessado pela fôrma da indústria da moda. O consumo exacerbado retirou a autonomia do pensamento. Basta de “maquiagem verde”. Xô cultura da superficialidade!
Capacitação de todos os agentes públicos e privados se faz premente. Em minhas crônicas e vídeos postados no Youtube está bem nítido que ninguém sabe nada de nada sobre acessibilidade!
Deixo aos amigos um ATÉ BREVE com um pensamento de Augusto Cury: “A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança”.
Creiam no potencial da mulher com deficiência e votem 45.200, em DEBORAH PRATES.
Carinhosamente.
DEBORAH PRATES (cachogente) + JIMMY PRATES (pessocão)
BLOG: http://deborahpratesinclui.blogspot.com/
Facebook: Deborah Prates – http://www.facebook.com/profile.php?id=100003314281389&ref=tn_tnmn
Youtube: DeborahPratesInclui (inscreva-se no canal para receber atualizações)
Twitter: @deborah_jimmy
e-mail: deborahpratesinclui@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário