Postagens populares

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Saiba da importância de gerenciar as expectativas após uma entrevista de emprego



Palavra do especialista
Lidando com a ansiedade após uma entrevista de emprego.

Saber como gerenciar as expectativas após uma entrevista de emprego é tão importante quanto se preparar bem e manter a calma na hora de responder às perguntas. É comum que o candidato fique impaciente esperando o resultado, mas é preciso controlar o nervosismo e resistir à tentação de cobrar uma resposta dos recrutadores.

Uma forma simples para contornar a situação é já perguntar na entrevista qual o prazo estimado para o resultado. Se após esse período o candidato não receber uma resposta, ele pode enviar um e-mail ou telefonar para o recrutador. É importante levar em conta que muitas vezes os processos de seleção têm seus prazos alterados sem aviso prévio pela empresa contratante, por isso o candidato precisa ter tato na hora de pedir informações sobre o andamento do processo de seleção. O feedback do recrutador é sempre um direito do candidato, mas não é interessante que a atitude do ao cobrar uma resposta pareça agressiva, pois mostrar-se ansioso demais pode prejudicar as avaliações de perfil do entrevistado.

Para evitar frustrações, o profissional deve ter sempre em mente que se sair bem na entrevista não é garantia para conseguir o posto. Caso ouça um "não", lembre-se que isso não significa necessariamente falta de aptidão para qualquer cargo. Talvez seu perfil simplesmente não seja o procurado pela empresa naquele momento e para aquela função. Caso o feedback do recrutador seja negativo, vale perguntar ao entrevistador o porquê dessa decisão, sempre alegando que você gostaria de melhorar seus pontos fracos para próximas oportunidades.

Portanto, mostrar interesse pela vaga sem ser insistente ou inconveniente é o segredo para deixar uma boa impressão após a entrevista de emprego. Serenidade, sempre.

Boa sorte!

Mariangela Cifelli é Gerente Executiva da Page PCD - unidade de negócio da Page Personnel especializada em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência. 
Para conhecer mais sobre a empresa e inscrever-se nos processos, acesse: www.pagepcd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário