Postagens populares

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Videogame Xbox Avape utiliza terapia com games para reabilitação de pessoas com deficiência


Videogame Xbox
Aliar lazer aos procedimentos terapêuticos pode ser uma maneira de obter bons resultados no tratamento de pessoas com deficiência intelectual. Foi a partir desta premissa que a Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência desenvolveu uma atividade envolvendo games para compor a terapia dos usuários atendidos no Centro de Convivência da Avape no Riacho Grande, unidade localizada em São Bernardo do Campo.

"Assim como outros elementos lúdicos, o videogame oferece um resultado muito mais efetivo na reabilitação, pois enquanto se diverte, o usuário não impõe nenhum tipo de resistência para aquela habilidade que está sendo trabalhada", explica Simone Senna, gerente da unidade avapeana citada.

As atividades com games são realizadas com um aparelho XBox e acontecem uma vez por semana e também em eventos especiais. Seus benefícios estão ligados não somente na interação do grupo como também na atividade física. Os jogos proporcionam lazer, trabalho em grupo, estimulam todas as funções cognitivas, tais como: noção espaço temporal, coordenação motora global, a atenção e concentração, memória, percepção visual e auditiva, além de favorecer a competição e auxiliar na internalização de normas e regras.

"O XBox possui jogos que permitem que o participante interaja através de movimentos feitos com o próprio corpo e, pelo que conhecemos, já vem sendo testado com sucesso em processos de reabilitação e socialização voltados a pessoas com deficiência intelectual", completa Simone.

A atividade com o videogame na Avape está sendo utilizada por meio do incentivo da Microsoft, fabricante do XBox. Em dezembro de 2011, a Microsoft realizou uma campanha beneficente no Twitter, a partir da qual a Avape foi beneficiada com um kit de produtos, entre os quais mouse, teclado, webcam, Office, Windows e Xbox/Kinect.

Fonte: Trama Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário