Postagens populares

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Neurocientista conta como quer fazer tetraplégico andar.


Brasileiro, professor na Universidade Duke, traça um panorama da história da neurociência e explica a briga entre localista versus globalistas.
Obra Muito Além do Nosso Eu, do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, conta como ele planeja construir um exoesqueleto para fazer um tetraplégico andar.
São Paulo  – O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis tem um grande projeto para 2014. E esse projeto não envolve estádio, aeroporto ou troca de comando na Seleção Brasileira de Futebol. Nicolelis planeja a construção de um exoesqueleto que fará um tetraplégico andar. Tudo isso comandado pela mente. Como isso será possível? A resposta está no livro Muito além do nosso eu.
O brasileiro, professor na Universidade Duke, traça um panorama da história da neurociência e explica a briga entre localista versus globalistas. Os primeiros dão ênfase ao neurônio sozinho, enquanto os segundos tentam entender o cérebro em seu todo a partir de padrões de sinais elétricos.
Nicolelis é um forte defensor do segundo time. Tentar descobrir padrões do cérebro humano tem se mostrado mais profícuo na ciência. O próprio autor conseguiu bons resultados com a técnica, como fazer com que um macaco rhesus comandasse um braço mecânico apenas com a força do pensamento.
O livro se insere dentro do estilo de divulgação. Você não vai encontrar termos difíceis e um linguajar impossível de ser compreendido. A boa prosa, com comparações, histórias pessoais e metáforas colocam Nicolelis lado a lado com outros autores da ciência, como Richard Dawkins e Carl Sagan.
Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário