Postagens populares

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pinacoteca lança videoguia sobre obras para surdos.


Os contornos da escultura de bronze “Guanabara”, de uma mulher deitada, ganharam novos sentidos para aprofessora Luana Nascimento Figueiredo, 27, em visita à Pinacoteca. “Agora entendi o que inspirou o artista Alfredo Ceschiatti [1918-89]. Reparei nas curvas que representam o corpo de uma índia. Me lembrei do Pão do Açúcar, de quando fui para o Rio.”
Luana tem surdez profunda e não ouve nem com a ajuda de aparelhos. Assim, nunca pôde usar audioguias, comuns em museus. Na semana passada, porém, ela esteve na Pinacoteca acompanhada da sãopaulo e testou o videoguia que o local lança hoje (9), em que uma intérprete explica obras em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
No videoguia, há a descrição de 17 obras do acervo, como “O Mestiço”, de Cândido Portinari, e “O Importuno”, de Almeida Junior. O equipamento, chamado Orpheu e importado da França, pode ser retirado gratuitamente na recepção do museu.
“A primeira forma de comunicação dos surdos é em Libras e depois em português. Para oferecer acessibilidade, é preciso estimular os outros sentidos com o objetivo de compreender a arte”, afirma Amanda Tojal, 57, coordenadora do Programa Educativo para Públicos Especiais do museu.
Veja a galeria de fotos (clique nas fotos para abrir em tamanho maior):
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário