Postagens populares

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Terapia Celular em ELA no Brasil: esperança x realidade

Caro leitor,
A matéria abaixo foi extraída do blog Falando sobre E.L.A.
Dr. Hemerson e família
Dr. Hemerson e família
A primeira vez em que ouvir falar em Neuralstem e “células-tronco neurais adultas”, ou “NSI 156” foi em outubro/2011, oportunidade em que postamos pela primeira vez a matéria intitulada “A ESPERANÇA QUE VEM DE ATLANTA” que depois virou uma continuidade em nossas matérias divulgadas à medida que a Neuralstem avançava com suas pesquisas e publicava os resultados.
Aqueles dias alguns Geneticistas e Pesquisadores brasileiros falavam explicitamente que não acreditavam na terapia com células-trono adultas em doenças genéticas (a ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica,  é uma doença genética), e apresentavam as suas argumentações. O tempo passou, e hoje as pesquisas apontam para uma importante viabilidade dessas células serem sim utilizadas na ELA , não para uma cura radical, mas para um retardamento dos sintomas, ou até quem sabe, uma regressão dos sintomas, fato verificado no paciente Ted Harada (foto), que aparece inclusive na primeira matéria que aqui já citamos, e que continua fazendo parte do grupo em estudo.
Acabo de ler a notícia postada pelo médico Alagoano e paciente de ELA, Dr Hemerson Casado de que ele irá aos EUA para um encontro com o CeO da Neuralstem, Mr Gear, oportunidade em que eles estarão discutindo um plano de viabilidade para que as pesquisas da Neuralstem com suas “NSI 156”
Ted Harada e sua família
Ted Harada e sua família
em ELA possam também ser realizadas no Brasil, a exemplo do que já ocorre nos EUA e em breve no México, alem de outros países que utilizarão essas mesmas células-tronco em outras indicações, como Lesão Medular e sequelas de AVC na Coreia do sul e China.
Sem sombra de dúvida eu, falando na condição de um paciente de ELA que sonha com o inicio das pesquisas com células-tronco em ELA aqui no Brasil, me sinto muito a vontade para dizer que o que ontem era apenas uma vaga e longínqua esperança hoje começa a se transformar em realidade. Dr Hemerson que o diga!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário