Postagens populares

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Censo-Inclusão. Quantas são, onde e como vivem as pessoas com deficiência? Participe!



Participe!
Com o objetivo de identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico e o modo de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que residem na capital paulista, a Prefeitura de São Paulo realiza até 21 de maio, o Censo-Inclusão 2012.

Estabelecido pela lei municipal 15.096/2010, o Censo-Inclusão será realizado a cada quatro anos, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Censo-Inclusão segue até 21 de maio
De acordo com a prefeitura, a meta é facilitar o desenvolvimento de políticas públicas para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com base nos dados quantitativos e sobre os graus de deficiência informados.

O Censo-Inclusão é composto por 26 perguntas a respeito de temas como transporte, educação, saúde, trabalho, cultura, lazer, e pode ser preenchido por crianças (com acompanhamento dos pais), jovens, adultos e idosos.

Cerca de 2,4 milhões de proprietários de residências, que declararam na base de dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) conviver com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, receberão um formulário de cartão-resposta para preenchimento em casa e poderão remetê-lo de volta à central do Censo-Inclusão, gratuitamente, no mesmo cartão-resposta.

Nas 31 subprefeituras da cidade, os formulários já estão sendo disponibilizados e haverá ainda a opção de preenchimento pela internet, no endereço www.censoinclusao.sp.gov.br. O formulário online ou cartão-resposta devem ser enviados até 21 de maio.

Aqueles que optarem por responder via internet contarão com recursos de auxílio multimídia como a possibilidade de aumentar o tamanho das letras na tela (útil para quem tem baixa visão ou é mais idoso) e a opção de vídeo em Libras (que facilitará o preenchimento para os deficientes auditivos).

De acordo com o decreto que regulamenta a realização do Censo-Inclusão, todas as informações preenchidas "terão caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, objetivando assegurar a confidencialidade e o respeito à privacidade das pessoas com deficiência ou mobilidade".

A prefeitura estima que em dezembro deste ano os primeiros resultados do Censo-Inclusão sejam divulgados.

Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelos telefones:             (11) 3913-4025                  (11) 3913-4026       e            (11) 3913-4027      ; ou ainda pelo e-mailcensoinclusao@prefeitura.sp.gov.br.

Fonte: Associação Cantareira

Nenhum comentário:

Postar um comentário