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terça-feira, 10 de abril de 2012

Universidade Federal de São Carlos adapta cursos à distância para alunos com deficiência física.



Inclusão
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está adaptando os cursos à distância para atender alunos com deficiência física. Os estudantes de sistemas de informação já têm várias ferramentas que ajudam na inclusão.

As aulas são desenvolvidas por uma equipe de profissionais dos cursos à distância da UFSCar e testadas por bolsistas com algum tipo de deficiência.

Uma delas é como um filme e conta com linguagem de sinais e um locutor narrando tudo para quem não pode enxergar o passo a passo dos exercícios. "A gente está trabalhando com menus acessíveis para animação, para vídeo. Audiodescrição para que a pessoa possa entender o que está se passando na tela", disse a supervisora audiovisual Mariana Ambrósio.

O economista Luiz Bravo conseguiu com dificuldade terminar o curso de economia há 20 anos e, por isso, ele valoriza todos os recursos que ajuda a criar. "Hoje você tem várias ferramentas tecnológicas, você tem internet, o próprio moodle [ambiente virtual de aprendizagem], então isso torna o estudo mais acessível, mais fácil. Validando os materiais, o aluno pode fazer o curso com mais facilidade do ponto de vista da acessibilidade", disse.

A ideia de criar ferramentas para facilitar o acesso ao aluno com deficiência surgiu depois que o estudante de São Paulo, Alan Ghelardi, passou no vestibular para curso à distância de sistemas de informação. "Tanto do ponto de vista dos materiais didáticos quanto aos recursos de acesso no ambiente virtual, tem me ajudado a estudar de uma forma muito mais autônoma e ter uma compreensão muito mais clara dos conteúdos disponibilizados", disse em entrevista via webcam.

Por enquanto, todo o conteúdo adaptado é só para sistemas da informação, mas a intenção é ampliar para os outros quatro cursos à distância da UFSCar. "Tornar todos esses materiais acessíveis. O material impresso, o audiovisual, o próprio ambiente virtual, onde são desenvolvidas todas as atividades à distância, também vai ter que ser adequado, assim como a webconferência e a preparação dos professores", disse Joice Otsuka, coordenadora de inovações tecnológicas na educação.

Fonte: G1 

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