Postagens populares

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Baixada Santista já conta com programa Praia Acessível para pessoas com deficiência



Em Santos, o programa está localizado na Praia do Canal 3
Foto: Divulgação
Litoral paulista
A partir de janeiro, os municípios de Santos, Bertioga, Guarujá e Mongaguá contarão com cadeiras anfíbias, idealizadas para facilitar o banho de mar de pessoas com deficiência. Em Santos, o programa está localizado na Praia do Canal 3. Em Bertioga fica na Praia do Sesc e na Praia do Forte.

Já em Guarujá e Mongaguá as cadeiras anfíbias estão na Praia de Pintagueiras e Praia do Centro, respectivamente. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e das prefeituras dos municípios, que têm o objetivo de incentivar e promover a inclusão das pessoas com deficiência nas praias.

Até o dia 12 de fevereiro, das 10h às 17h, o programa funcionará em Santos aos finais de semana e feriados. Na cidade de Bertioga, pessoas com deficiência poderão tomar banho de mar diariamente e no Guarujá de quinta a domingo. Já em Mongaguá, as cadeiras anfíbias ficarão disponíveis aos finais de semana. Após a data, o programa continuará em todas as praias aos finais de semana no mesmo horário.

Lançado em 2010, o programa consiste em oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a prefeitura, pelas equipes de suporte do programa.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu que promove prontidão durante a locomoção na areia, além de não afundar dentro da água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água em uma profundidade não perigosa. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

O programa Praia acessível já beneficiou mais 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. A iniciativa acontece também nos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

Fonte: Diário do Litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário