Postagens populares

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pequenos Olhares Hospital Próvisão recebe aprovação para financiamento de projeto


Pequenos olhares
O Hospital Próvisão, através do seu Centro de Reabilitação, apresentou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto 'Pequenos olhares: Visão de um futuro saudável' e recebeu aprovação e autorização para implantação do projeto por meio de financiamento com recursos do FUMDICAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O 'Pequenos Olhares' tem como principal objetivo, realizar a avaliação oftalmológica de crianças de zero a 5 anos matriculadas nas creches municipais e atendidas nas UBS de São José dos Campos, utilizando uma unidade móvel equipada para esse tipo de atendimento.

Além dos atendimentos, está prevista a realização de campanhas em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação para orientar os familiares das crianças sobre a importância da avaliação oftalmológica precoce, quanto aos sinais e sintomas de possíveis disfunções visuais e a prevenção da deficiência visual na infância.

Segundo a Organização Mundial de Saúde 75% dos casos de cegueira na infância são passíveis de prevenção. Em São José dos Campos, o programa 'Pincel Mágico' já realiza triagem oftalmológica de crianças a partir dos 6 anos, nas escolas, e o 'Pequenos Olhares' vai dar cobertura para a faixa etária abaixo disso.

Atuando na área de reabilitação visual há 10 anos, a Gerente Técnica do Centro de Reabilitação Próvisão, Carla Paes, afirma que a detecção precoce de alterações visuais são fundamentais para determinar o prognóstico das crianças, especialmente, porque grande parte do desenvolvimento do sistema visual ocorre, muito rapidamente, nos primeiros meses e anos de vida.

Ainda segundo Carla, a legislação brasileira vem ratificando a necessidade de ações de prevenção e detecção precoces. "No âmbito da saúde já se recomenda que todo bebê realize o 'teste do olhinho' antes da alta da maternidade, realize um exame oftalmológico completo a cada 6 meses, durante os dois primeiros anos de vida e, posteriormente, exames anuais", conclui.

Sobre o Centro de Reabilitação
Primeiro serviço criado pela entidade para atender à população, o Centro de Reabilitação Próvisão tem como objetivo inserir a pessoa com deficiência visual na sociedade por intermédio de serviços voltados à sua habilitação, reabilitação, capacitação e inserção profissional. Dentro dos programas oferecidos destacam-se a estimulação viso-motora, a orientação e mobilidade, atividades de vida diária, comunicação alternativa, aulas de braille, soroban e informática adaptada. Destacam-se também outros serviços especializados, assim como os voltados à capacitação e inclusão profissional, desenvolvidos pela Gráfica Pró-Braille e pela Oficina Pró-Recicla. Destaque ainda para o goalball (modalidade paralímpica específica para pessoas com deficiência visual). Atualmente 168 pessoas com deficiência visual além de suas famílias são atendidas no Centro de Reabilitação.

Fonte: Alameda Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário