Postagens populares

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sumô Luciana Watanabe é pré-selecionada para competir na Rússia e Colômbia.



Luciana Watanabe, em campeonato de Hong Kong
Foto: Arquivo Pessoal
Sumô
A lutadora de sumô Luciana Watanabe comemora mais um bom ano de competições na modalidade que pratica há quase 13 anos. A peso-leve de 27 anos, que disputa até 65 kg e integra a Seleção Brasileira de Sumô, disputou o campeonato mundial em Hong Kong no fim do ano passado e ficou em terceiro lugar. Com o resultado, a atleta está pré-selecionada para disputar dois importantes campeonatos em 2013.

O primeiro será o World Games, na Colômbia, considerado uma "Olimpíada" por ser disputado de quatro em quatro anos, e será realizado em julho. O segundo é o World Combat Games, que será no mês de outubro, na Rússia.

- Eu acho que tive um ano muito bom, foi legal e difícil disputar alguns campeonatos, como o mundial, mas consegui adquirir cada vez mais experiência. Ganhei o brasileiro, o sul-americano e considero um ano ótimo, vou treinar cada vez mais para superar minhas metas.

Além do Brasil, ela representa a região leste de São Paulo em torneios oficiais, pela equipe Nova Central. Luciana realiza seus treinos na capital paulista e em algumas ocasiões em Mogi das Cruzes.

- Espero poder ir aos campeonatos que serão disputados durante este ano. Também terá brasileiro e sul-americano, portanto quero trazer bons resultados e esse ano quero muito chegar na final do mundial e trazer o ouro para o Brasil. Vou manter os resultados do ano passado e, no que for preciso, melhorar cada vez mais.

Projeto Social
Luciana Watanabe mantém um projeto social na cidade em que vive, em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, destinado a pessoas com deficiência intelectual. O projeto existe há quase quatro anos e prepara os atletas para competições. Seus alunos têm idade entre 15 e 45 anos, com aulas totalmente gratuitas.
- Ao dar as aulas, eu vejo coisas para a vida. Aprendo que vale a pena, mesmo que às vezes você tenha que ter um pouco mais de paciência. Ver que eles estão conseguindo evoluir, tendo resultados é muito gratificante. Já os vi ganhando de gente que não tem deficiência alguma - conta emocionada.

Os interessados em fazer parte do projeto social devem ter mais de 15 anos de idade e podem entrar em contato com a atleta na própria academia do projeto, que fica na Avenida Antonio Max Figueira, 2222, no centro de Suzano. As turmas estão de férias e as aulas devem voltar no mês de fevereiro.

Fonte: Globo Esporte/ Mogi das Cruzes

Nenhum comentário:

Postar um comentário