Postagens populares

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Expocietec Empresa que criou projeto para pessoas com deficiência visual estará no evento.


Expocietec
A inovação e o empreendedorismo estão em alta no Brasil. Parte da sociedade começou a perceber que a consolidação do crescimento do País está atrelada ao desenvolvimento de produtos e serviços com valor agregado, com marcas, patentes, tecnologias e processos nacionais. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), realizam nos dias 15 e 16 de outubro a Expocietec 2012, na sede da FecomercioSP.

O objetivo do encontro é desenvolver o ambiente de negócios para Micro e Pequenas Empresas de base tecnológica e ressaltar a importância dessas iniciativas inovadoras. Para isso, o evento vai contar com a participação de empresas ligadas aos setores de meio ambiente, medicina e saúde, eletroeletrônicos, química, tecnologia da informação e biotecnologia, além de incubadoras e parques tecnológicos de São Paulo e do Brasil.

Bonavision
Formada pela Universidade de São Paulo (USP) e com 20 anos de profissão, a otorrinolaringologista Fernanda Bonatti passou a sentir falta de um toque mais criativo no exercício da medicina. Decidiu, então, unir seu gosto por arquitetura com o desejo de agregar um teor projetual ao caráter de assistência do ofício médico e começou outra graduação, em arquitetura, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Na fase de escolha do tema para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), Fernanda optou por combinar suas duas formações, projetando um equipamento para deficientes visuais. A motivação para que ela se voltasse a esse nicho específico veio da convivência com o marido, que é oftalmologista, e com o avô, deficiente visual. "Percebia que os produtos destinados a esse público eram sempre os mesmos, isto é, havia espaço para invenções, para o desenvolvimento de materiais que atendessem melhor as necessidades dessas pessoas", explica.

A Bonavision, fundada em 2006, começou a ser idealizada quando Fernanda e o marido decidiram tirar o projeto do TCC do papel e transformá-lo em produto para ser posto no mercado. O contato com o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) veio por meio de um incubado, o Professor Doutor Spero Penha Morato, sócio da empresa Lasertools, que já era incubada no Cietec, que indicou Fernanda. A médica entrou no processo de seleção e, a partir disso, fez projetos para o programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PIPE-FAPESP), recebendo o apoio da instituição para levar o protótipo do equipamento para o mercado.

Hoje, já graduada do seu período de incubação, mais ainda associada ao Cietec, a Bonavision desenvolve equipamentos inovadores para ampliação de imagem, centrados nos conceitos de alta qualidade técnica, facilidade e praticidade de uso e design arrojado. Como os produtos da empresa possibilitam e melhoram a leitura, que, para Fernanda, está diretamente ligada à educação, ao trabalho e ao lazer, a médica acredita que a Bonavision desempenha um papel de inclusão social dos deficientes visuais. "Inúmeras vezes recebemos queixas de pessoas sobre a ausência de uma solução médica para seus casos. Diante da impossibilidade de resolver o problema com medicação, óculos comuns ou cirurgia, deve-se procurar melhorar a qualidade de vida. Isso proporciona a tão citada inclusão social, mas há ainda um longo caminho a percorrer", projeta. Além disso, ela explica que, em geral, a participação do deficiente visual no mercado de trabalho fica restrita a atividades que exigem menor especialização e que são, portanto, mais marginalizadas. "A redução na taxa de alfabetização e escolarização se traduz em uma queda das oportunidades de trabalho que essas pessoas irão encontrar em suas vidas".

Para a Expocietec, Fernanda espera, além de divulgar o nome da Bonavision, difundir o a importância do desenvolvimento de equipamentos brasileiros na área da saúde, impulsionando e aquecendo a indústria nacional. "É preciso incentivar a formação de empresas científicas brasileiras. As pesquisas não podem ficar só no papel, devendo se reverter em benefícios concretos para toda a sociedade", conclui.

Expocietec em outubro
A programação do evento contará com uma Rodada de Negócios, onde os empreendedores participantes da Expocietec 2012 apresentarão seus produtos e serviços para potenciais clientes, em SeedForum, com foco em investidores e a Conferência, cujo tema central é "O Mapa da Inovação na Micro e Pequena Empresa".
Mais informações, acesse: www.expocietec.com.br.

Serviço
Expocietec 2012
Data: 15 e 16 de outubro de 2012
Horário: das 12h às 20h
Local: FecomercioSP
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 3º andar, Bela Vista - São Paulo

Fonte: Assessoria FecomercioSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário