Postagens populares

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Informativo Manual interativo para portadores de ELA concorre a Prêmio Abril de Saúde 2012


Informativo
As terapeutas ocupacionais Adriana Klein e Silvia Nakazune, colaboradoras do Instituto Paulo Gontijo (IPG), estão entre as três finalistas do Prêmio Abril de Saúde 2012 na categoria Saúde e Prevenção. Elas idealizaram o Manual Interativo Brasileiro de Orientação a Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (Mibrela), que faz parte do programa Todos Por ELA, idealizado e mantido pelo IPG. O site consiste em uma revista digital exclusiva voltada para pacientes e para quem lida com a doença, fornecendo, além de notícias e artigos, serviços e informações úteis como o contato com associações do mundo todo que trabalham com a doença e acesso aos mais conceituados neurologistas da área.

O Mibrela surgiu em 2007, a partir de uma monografia de Adriana para a Escola Paulista de Medicina, como um modelo de software para facilitar as orientações direcionadas aos pacientes portadores da ELA. "É um manual interativo, que serve tanto para os pacientes quanto para profissionais da área da saúde, familiares ou cuidadores", explica a terapeuta. O objetivo do Mibrela é potencializar a eficiência das orientações profissionais em relação à patologia e às tecnologias assistivas, apresentando equipamentos e soluções que podem melhorar a qualidade de vida do indivíduo portador. O site sugere, por exemplo, recursos para dificuldades normalmente encontradas no dia-a-dia dos pacientes, para regiões específicas do corpo humano e para melhorar a acessibilidade em casa e locais públicos.

Como uma doença neurodegenerativa, a ELA bloqueia, progressivamente, os impulsos nervosos que permitem aos músculos a execução de movimentos voluntários. Os membros atrofiam, e, num estágio mais avançado, há dificuldade para falar, engolir e respirar; porém, a patologia não afeta as faculdades mentais e psíquicas, tampouco os sentidos e funções sexual, vesical e intestinal. Como o indivíduo diagnosticado com ELA, normalmente, falece em um período relativamente curto, que varia de dois a cinco anos, Adriana alerta para a necessidade de que o auxílio seja prestado pontual e rapidamente. "O software otimiza a divulgação das orientações. A demora para que as informações sejam passadas, muitas vezes, significa a perda de certas capacidades funcionais do paciente, mas com os equipamentos e soluções mostrados no Mibrela, pode-se prolongar as habilidades por mais tempo", ressalta.2

A primeira versão da ferramenta concorreu ao primeiro prêmio do IPG, que é atualmente um dos apoiadores da iniciativa. O instituto é uma organização não governamental de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que, além de conceder prêmios de incentivo a projetos nas áreas de física, bioquímica, matemática e medicina, visa estimular as pesquisas em busca do tratamento e cura da ELA. Hoje concorrendo ao Prêmio Abril de Saúde, Adriana se diz satisfeita de estar entre os três finalistas, selecionados entre centenas de projetos inscritos, e salienta a importância da iniciativa do Mibrela para a área da saúde como um todo. "É essencial que incentivemos essa tendência de prestar informações direcionadas, especializadas, monitoradas por profissionais, tudo de forma não comercial. Devemos pensar em mais estratégias de educação na área da saúde. Nosso próximo passo é oferecer o Mibrela como aplicativo para tablets e smartphones", antecipa.

Para participar da votação, acesse:
http://saude.abril.com.br/premiosaude/2012/finalistas/saude-e-prevencao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário