Postagens populares

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Superação Rio de volta à Copacabana em 2012. Participe você também!.



SuperAção 2012
O Instituto Novo Ser - INS e o Movimento SuperAção apresentam a 5 ª edição do Superação Rio, evento a ser realizado no dia 23 de setembro em plena orla de Copacabana, em prol do movimento socioinclusivo da pessoa com deficiência.

A passeata vem mais uma vez com o espírito de celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21 de setembro, com o objetivo de enfatizar junto aos setores da sociedade a importância de se respeitar e garantir o direito de todas as pessoas, independentemente de cor da pele, de gênero, idade, ideologia politica ou religiosa, orientação sexual, condição física, intelectual, sensorial ou social.

A edição de 2011 se diferenciou dos anos anteriores (em Copacabana) apenas na mudança do cenário, optando por uma das principais avenidas no Centro do Rio de Janeiro - Av. Rio Branco - onde numa bela manhã de sol de 4ª feira, se comprou o que anos a fio se vem denunciando quanto à falta de acessibilidade urbana nas edificações públicas e provadas.

Usuário de cadeira de rodas ao utilizar as estações do Metrô Rio são conduzidos por escada-rolante ou carregados por escadas em estações como Estácio, Uruguaiana e Cinelândia. Relatos de ônibus com elevadores de acesso enguiçados ou motoristas desabilitados na operação do equipamento, assim como calçadas sem qualquer condição, para um usuário de cadeira de rodas ou mobilidade reduzida se deslocar, com independência e autonomia, gerando contratempos, constrangimentos e acidentes. Essas situações não podem mais se repetir numa cidade que se intitula "Olímpica".

De posse de uma Carta Manifesto, para ser entregue aos setores e órgãos de governos, bem como aos Conselhos e Comissões de Defesa de Direitos, tendo como meta o cumprimento de 12 reivindicações elencadas no documento, aproximadamente 1.200 pessoas, saindo da Candelária, atravessaram a Av. Rio Branco de maneira animada e descontraída, fazendo um apitaço, reivindicando o direito der ir (estar) e vir de maneira plena, culminando com uma chegada emocionante na Cinelândia, ao se juntar aos poucos mais de 400 pessoas que estavam a espera de Apresentações Artísticas, promovidas pelas instituições parceiras que atuam com o segmento, em prol da inclusão.

Com o lema "Pelo Respeito à Diversidade", a Passeata Superação Rio 2012 retorna ao cenário de Copacabana, sendo o início da concentração às 08 horas em frente ao Hotel Othon, saída às 10 horas rumo a Praça do Lido, com previsão de término às 12 horas, mostrando a cara, reivindicando direitos, manifestando desejos e anseios por uma cidade mais inclusiva.

Fonte: Instituto Novo Ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário