Postagens populares

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prêmio Pipiri 2012 Aluno ganha Prêmio de Conselho Municipal e dá exemplo de superação


Prêmio Pipiri 2012
O aluno Leôni Victor Cruz Santos, do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, deu um grande exemplo de superação. Ele foi um dos ganhadores do Prêmio Pipiri 2012, entregue no último dia 19, no Hotel Quality, em Aracaju. O prêmio é oferecido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e fez parte da programação da 6ª Semana da Acessibilidade.

De acordo com a professora da sala de recursos, Leila Santos Barreto Cardoso, o prêmio é dado às pessoas que se superam na própria deficiência. Com paralisia cerebral, o aluno Leôni Victor mal conseguia caminhar devido à deficiência motora. No ano passado ele fez uma cirurgia no joelho, que ajudou bastante em sua locomoção.

"O médico disse que ele se recuperaria em seis meses, mas em dois meses ele já estava bom. Leôni pediu até para praticar natação e dança", contou a professora. O aluno já está participando de dança, apresentando "O Fantasma da Ópera", disse a professora. Segundo ela, foi esse espetáculo que abriu caminho para que ele ganhasse o Prêmio Pipiri.

Superação
Bastante feliz com a premiação, Leôni Victor, de 14 anos, falou da sua emoção em ter se superado. "Achei muito legal; foi a primeira vez que ganhei esse prêmio. Antes eu tinha as pernas atrofiadas, mas depois da cirurgia, entrei na dança e melhorei bastante. Tudo depende da força de vontade", afirmou.

Uma das suas professoras, Fabrícia dos Reis Guimarães, não poupou elogios ao aluno. "Leôni é sempre muito atento. Durante as aulas, ele responde a todas as perguntas. Ele é um aluno que me surpreende a cada dia", disse.

Além da dança, Leôni Victor foi convidado pela atleta paraolímpica Natália Leão, para começar a praticar a natação. Ele também já cantou no Coral Canarinhos de Aracaju, se superando novamente, desta vez na arte.

Um trabalho dele, com o relato de sua experiência, escrito com a ajuda da professora Leila Barreto, será apresentado no VI Congresso Internacional das Pessoas com Deficiência.

Trabalho
A professora da sala de recursos, Leila Cardoso, explicou que a escola faz um trabalho específico com alunos especiais. "Esse prêmio que Leôni ganhou nos traz o reconhecimento do trabalho que está sendo feito, fazendo ver que o aluno com deficiência é uma pessoa capaz. E isso faz com que os professores tenham um outro olhar sobre esses alunos", disse.

Pipiri
Pipiri foi um funcionário público que fazia poesias. Ele virou alcoólatra e era visto pela sociedade como um louco e sofria preconceitos. O nome vem em homenagem a ele.

Fonte: Plenário - a notícia agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário