Postagens populares

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Importância do Trabalho Psicopedagógico no Desenvolvimento Integral do aluno com Necessidades Especiais.

Por Fabiane Esperança Rocha
criança com deficiênciaÉ cada vez mais comum encontrar um aluno com  necessidades especiais  em sala de aula  de ensino regular e superior. Depois de muita luta contra o preconceito ainda é presenciado em algumas escolas o medo do desconhecido e o despreparo, que infelizmente, ainda é notório.
Também é necessário sensibilizar os pais, e, sobretudo colegas, para que se instale no cotidiano escolar um relacionamento  saudável .
Não basta apenas preparar os profissionais  e educação, tem que dotar a escola  de infraestrutura  adequada ,ou seja ,oferecer acessibilidade  para que esse aluno possa se adaptar facilmente, como por exemplo: rampas de acesso ,toaletes adaptadas e salas de aulas  mais acessíveis ,onde o aluno possa se movimentar com mais independência e ter prioridade na primeira fila .
Segundo as fontes da Comunicação Social do Ministério da Educação  o então Ministro da Educação Aloizio Mercadante, em entrevista concedida em 31 de maio de 2012, menciona que o censo da Educação Básica, mostram que no ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiência matriculadas  em escolas de ensino regular  público, sendo que em 2011 subiu para 74,2, além disso, 22% das escolas tem acessibilidade e os 78% dos professores já tem formação em educação especial.
É de extrema importância para os futuros educadores, que tenham em mente que a responsabilidade de orientar estes alunos é tanto deles, quanto dos pais, pois é dos mesmos que irão precisar para traçarem uma proposta pedagógica que possibilite o seu desenvolvimento  integral.
Porém, é fundamental que não deixe aflorar o sentimento de piedade, e sim a atenção, os estímulos necessários para que os alunos possam superar estes obstáculos que parecem insuperáveis.
Todo ser humano tem uma necessidade seja ela especial ou não, porém a capacidade é preservada na maioria dos casos. Pense nisso!
“Todo ser humano é capaz de se realizar ,até que seu limite prove o contrário”.
Psicóloga  14ª Reg./03633-3
Fonte: MEC. Assessoria de Comunicação Social. Ministro defende inclusão de alunos com deficiência em classes regulares. 2012. Disponível em:
http://fne.mec.gov.br/index.php/noticias/111-ministro-defende-inclusao-de-alunos-com-deficiencia-em-classes-regularesAcesso em 03.06.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário