Postagens populares

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Kinect ajuda na reabilitação de crianças com deficiência



Jogo que não usa controles é utilizado em sessões de terapia ocupacional na AACD. Teleton, que acontece nos dias 21 e 22, arrecadará fundos para esses tratamentos.
Se você acha que o Xbox é só um jogo, pense de novo. A plataforma Kinect, agora vai muito além disso e é usada com propósitos médicos. O Kinect foi criado pela Microsoft para o Xbox 360 e usa um sensor de movimento para permitir que o jogador interaja com o game sem usar controles, só com o movimento do corpo. Em tratamentos com deficientes, os jogos são usados como terapia ocupacional.
A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) oferece a terapia de reabilitação virtual desde 2010. A técnica é possível graças à tecnologia de games da Microsoft. As crianças tratadas na AACD usam os jogos esportivos da plataforma Kinect para se exercitar. Como o jogo não usa controles, os pacientes com problemas motores tem maior facilidade para realizar as atividades.
Alguns dos beneficiados pela reabilitação virtual são os gêmeos Felipe e Mateus, diagnosticados com paralisia cerebral e com deficiência nos membros inferiores. Na AACD, os garotos se divertem ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades motoras no Kinect.
Roberto Prado, Diretor de Competitvidade da Microsoft Brasil, enfatiza as infinitas possibilidades que a inovação tecnológica Kinect pode trazer. “Podemos ir muito além do jogo com a Interface Natural (NUI) e ter um impacto real na vida de milhares de pessoas. Nossa visão é desenvolver aplicações em parceria com a AACD utilizando a biblioteca (SDK) do Kinect” diz Prado.
Nos dias 21 e 22 de outubro acontece o Teleton, uma maratona televisiva que busca conscientizar a população a respeito das possibilidades de um deficiente físico e arrecadar fundos para aumentar o número e a qualidade dos atendimentos já oferecidos pela entidade. Quem transmite as 24 horas de evento no Brasil é o SBT. Confira as atrações do programa e faça sua doação a qualquer momento, pelo telefone ou internet.
Clique aqui para assistir à história de vida completa dos gêmeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário