Postagens populares

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Profissão de atendente de pessoa com deficiência pode ser regulamentada



Edinho Araújo
Edinho Araújo: profissão deve ser regulamentada porque exige capacitação prévia.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2587/11, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que regulamenta a profissão de atendente pessoal de deficientes.Para exercer a atividade, o interessado deverá ter concluído o ensino fundamental e participado de cursos de treinamento promovidos por instituições profissionalizantes, assistenciais ou pelo governo.
Caberá ao atendente organizar o ambiente de trabalho; auxiliar pessoas com deficiência em todas as suas necessidades, buscando seu bem-estar e sua inclusão na comunidade; mediar as relações entre o paciente, a família e a equipe médica; administrar medicações; e comunicar à equipe de saúde mudanças no estado da pessoa cuidada.
Ainda segundo o texto, o atendente pessoal de deficientes se colocará à disposição dos órgãos de saúde pública, sempre que solicitado, para orientar a população sobre o assunto.
Convenção
Segundo Edinho Araújo, a regulamentação da profissão seria uma resposta à Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque em 2007 e promulgados pelo Brasil em 2009.
“Nessa convenção, restou reconhecida a categoria dos atendentes pessoais de pessoas com deficiências. Ela estabelece ainda que os estados se comprometem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação”, afirma.
O deputado afirma que a profissão deve ser regulamentada porque as atividades desempenhadas são complexas e requerem capacitação prévia. O profissional, diz, precisa ter noção de primeiros socorros e conhecer formas alternativas de comunicação em caso de deficiência auditiva ou visual, por exemplo, além de auxiliar na movimentação do paciente.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/207871-PROFISSAO-DE-ATENDENTE-DE-PESSOA-COM-DEFICIENCIA-PODE-SER-REGULAMENTADA.html

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá...Meu nome é Thiago Almeida tenho 24 anos de idade tenho carteira de habilitação de Carro e Moto...Tenho feito o Possível para conseguir um trabalho Como Atendente de Pessoas com Deficiência Física...Fiz um Curso de Atendente Pessoal com Especialização em Cadeirante. no CVI RIO, Mais ainda não consegui trabalho e não sei onde divulgar minhas simples especialidades e acho que ainda não consegui trabalho por conta disso. Se alguém puder me dar uma luz de como encontrar pessoas que precisam desse tipo de especialidade favor me informar nos contatos: 21.7388.5578 ou no E-mail: Thiagoalmeida.sbac@hotmail.com.
    fico grato e Espero não ter incomodado.

    ResponderExcluir