Postagens populares

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Britânico que perdeu o braço testa membro biônico capaz até de beliscar


Metalúrgico ficou sem metade do braço direito após acidente há seis anos. Nigel Ackland, de 53 anos, já pode se vestir, digitar e descascar legumes
Um metalúrgico inglês que perdeu metade do braço direito após um acidente de trabalho em uma fundição há seis anos é uma das sete pessoas do mundo a usar uma prótese mecânica de alumínio e fibra de carbono que permite controlar os movimentos pelo cérebro.
Nigel Ackland, de 53 anos, vive no condado de Cambridge e havia amputado o braço abaixo do cotovelo seis meses após várias operações e infecções. Segundo ele, a nova mão o faz sentir o próprio “Exterminador doFuturo”, interpretado por Arnold Schwarzenegger no filme homônimo de ficção científica lançado em 1984.
O membro biônico se move como se fosse real, ao responder às contrações musculares do paciente. Com a prótese, Ackland – que acabou se aposentando logo depois do acidente – já consegue se vestir novamente, digitar, amarrar o cadarço, guiar os cães e descascar legumes. O novo braço é capaz de fechar o punho, apontar o dedo e até beliscar.
O sinal enviado ao cérebro para operar esse braço futurístico é o mesmo que Ackland mandava para mexer o membro antigo. Quando os músculos da parte superior do braço direito são dobrados, os sensores detectam o movimento e desencadeiam uma série de 14 apertos pré-programados, que imitam as ações humanas.
Segundo o inglês, o novo membro lhe devolveu qualidade de vida, pois ele não queria que as pessoas sentissem pena ou se afastassem dele. Antes disso, Ackland chegou a usar um gancho no lugar da mão. A esperança do paciente agora é de que ele possa voltar a tocar piano e saxofone.
Se passar nos testes de quatro meses, o produto da empresa RSLSteeper poderá ser vendido ao público em geral. No mercado, haveria uma cobertura realística de silicone, disponível em 19 tons de pele.
Fonte: G1 / Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário