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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Saiba como obter mais produtividade com menos distrações no ambiente de trabalho



Page PCD
Com um mercado que exige a habilidade de desenvolver múltiplas tarefas simultaneamente, nem sempre é possível manter o foco e um ritmo constante de produção. Nesse caso, culpar a carga de trabalho ou pôr em dúvida o próprio desempenho é frequente, pelo fato de que os verdadeiros responsáveis pelo tempo insuficiente nem sempre são identificados com facilidade. Dentre tantas horas dedicadas a ocupações de maior significância, os três minutos gastos durante um telefonema ou a formulação de um e-mail passam despercebidos e, ao fim do dia, ainda há responsabilidades aguardando serem atendidas.

No entanto, mesmo os menores desvios influenciam o desempenho profissional, adiando atividades ou prorrogando seu tempo de conclusão. Num ambiente corporativo, onde todos precisam se comunicar e fazer consultas frequentes, as interrupções não se limitam a uma ou duas por dia, mas se estendem por todo o horário de trabalho. Somado, o tempo perdido é considerável, o que obriga o funcionário a sacrificar sua qualidade de vida - lazer, descanso, dedicação a objetivos pessoais - para que um prazo não seja perdido ou uma meta seja cumprida.

Porém, com disciplina, capacitação de equipe e estratégias organizacionais, é possível reduzir as pequenas distrações diárias. O primeiro passo é observar sua rotina. Selecione um dia da semana e fixe cada desvio de atenção. Se desejar, registre-os, para ter um controle de frequência e descobrir a fonte. Assim, saberá exatamente o que corrigir e poderá, objetivamente, encontrar soluções para o núcleo do problema. Por exemplo: se sua maior dificuldade é se manter longe dos e-mails ou das ferramentas de comunicação online, programe-se para desativá-las e acessá-las apenas em determinado período do dia. Mas não se esqueça: comunique sua equipe, para alertá-la de que urgências deverão ser tratadas pessoalmente ou por telefone. Caso contrário, poderá perder ocorrências importantes e prejudicar a empresa.

Já quando os atrasos nascem do número de interrupções provindas de subordinados, a melhor solução é criar um guia para consulta ou simplesmente pedir para que todas as suas instruções sejam anotadas. Com frequência líderes são abordados com dúvidas já sanadas anteriormente, gerando distrações desnecessárias. Além disso, é possível treinar um funcionário para responder por você enquanto estiver ausente ou ocupado, diminuindo grandemente seu tempo gasto com assuntos menores.

Porém, se as interrupções provêm de seu chefe, atenda-o prioritariamente e procure outras maneiras de se preparar para os imprevistos. Adiante suas tarefas nos momentos em que seu superior esteja ausente ou ocupado, por exemplo. Assim, quando sua atenção for solicitada, os impactos não serão prejudiciais e, reduzindo demais possibilidades de distração, sua produtividade aumentará visivelmente.

Jamais deixe que inconvenientes mínimos atrapalhem sua eficiência.

Mariangela Cifelli é Gerente Executiva da Page PCD - unidade de negócio da Page Personnel especializada em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência. 

Para conhecer mais sobre a empresa e inscrever-se nos processos, acesse: www.pagepcd.com.br

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