Postagens populares

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Jubileu de Ouro Casa de David e a OAB/SP lançam cartilha em prol das pessoas com deficiência.



Jubileu de Ouro
A instituição paulistana Casa de David comemora em 2012 seu aniversário de 50 anos e em comemoração lança uma Cartilha explicativa sobre os direitos da pessoa com deficiência, produzida em parceria com a OAB-SP.

Ao longo dos seus 50 anos a instituição cuidou e abrigou milhares de pessoas com deficiência intelectual, física, visual, auditiva, múltipla e pessoas com autismo. Atualmente a Casa de David abriga 330 pessoas, em sua maioria carente, abandonada ou vinda de famílias desestruturadas para lidar com a deficiência. E no primeiro semestre de 2013 inaugurará uma nova unidade de atendimento na cidade de Atibaia, exclusiva para pessoas com autismo. Com a cartilha, a instituição deseja levar mais informação e conhecimento à sociedade, alcançando principalmente aos que desconhecem seus direitos como cidadãos, evitando até possíveis abandonos.

A instituição também contou com o apoio da Animar Estúdios para ilustrar a cartilha com personagens inspirados nos assistidos e de organizações para custear a impressão. A tiragem inicial é de 10 mil exemplares e terá distribuição em escolas, igrejas e comércios.. A versão digital está disponível no site da instituição e no site da OAB.

Sobre a Casa de David
Com 50 anos a Casa de David, instituição paulistana sem fins lucrativos, é uma das pioneiras em abrigar e cuidar de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais, físicas e com autismo. O número atual é de 330 assistidos em sua maioria carentes e abandonados por seus familiares. Localizada às margens da Rodovia Fernão Dias sempre priorizou o carinho e o tratamento digno à pessoa com deficiência.

Todos os assistidos residem na instituição e são tratados 24h x 365 dias por ano por enfermeiros, médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, entre outros profissionais que totalizam o número de 500 colaboradores subdivididos em 4 turnos para trabalhar em uma completa estrutura de atendimento. A instituição é formada por diversas unidades distribuídas em uma área de 38.000m², como Centro de Reabilitação (com salas de atendimentos técnicos e artesanais), Centro de Reabilitação Aquática (com piscina aquecida), Unidade de Assistência Médica, dormitórios, refeitórios, fábrica de fraldas geriátricas e lavanderia industrial (para seu próprio uso), auditório e edificações administrativas.

Para o primeiro semestre de 2013 Casa de David pretende inaugurar uma nova unidade em construção na cidade de Atibaia, denominada Centro Nacional de Estudo e Atendimento à pessoa com Autismo. Assim, passará a atender com proficiência mais 90 pessoas, sendo referência no estudo desta síndrome, que apesar de pouco conhecida atinge cerca de 3 milhões de pessoas só no Brasil. O modelo assistencial é pioneiro no país, pois os pacientes serão instalados em residências terapêuticas e atendidos por equipe multidisciplinar especializada. O projeto estrutural monitorado por engenheiros e arquitetos voluntários, ainda contempla a construção de piscinas terapêuticas, quadra poliesportiva e anfiteatro. A unidade visa além do atendimento de excelência a essa síndrome, a constituição de um conselho cientifico para estudar e pesquisar mais sobre o autismo, com a intenção de buscar novas referências e experiências para o atendimento, troca de informações com outros países, ministrar palestras, simpósios e Workshops.

A Casa de David é uma instituição filantrópicas sem fins lucrativos que sobrevive principalmente de parcerias e doações de pessoas físicas e jurídicas e a unidade 1 está localizada em São Paulo na Rodovia Fernão Dias, Km 82 (sentido Belo Horizonte- MG). Telefone             (11) 2453-6600       e site www.casadedavid.org.br. A Unidade II (Centro de Referência Nacional ao Estudo e Atendimento à Pessoa com Autismo) está localizada na Estrada Municipal Juca Sanches, 1000 - Atibaia/SP.

Fonte: Casa de David

Nenhum comentário:

Postar um comentário