Postagens populares

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comunicação Angola já tem um dicionário de língua gestual para a comunidade surda


Comunicação
O instrumento de comunicação da comunidade surda angolana é a linguagem gestual, mas ainda não está reconhecida. Por esse facto, o Instituto Nacional para Educação Especial INEE) criou o projecto de uniformização da língua gestual, onde os protagonistas são a própria comunidade surda.
O director adjunto do Instituto Nacional para Educação Especial, Jorge Pedro, explicou que existe um projecto de linguagem gestual, cuja aprovação depende do Ministério da Cultura, que por sua vez, não reconheceu até ao momento a língua gestual angolana.

"Não estando reconhecida legalmente, não podemos ter intérpretes nas instituições como hospitais, cadeias, esquadras de polícia, porque não temos como pagá-los", disse Jorge Pedro ao Jornal de Angola.
Jorge Pedro explica que só com o reconhecimento da linguagem gestual angolana é que os intérpretes podem encontrar espaço junto do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e do Ministério das Finanças.

"Até ao momento, os intérpretes prestam serviço, sem uma base legal, àquelas instituições que os contratam para um objectivo específico", disse o director adjunto do Instituto Nacional para a Educação Especial.

A título de exemplo, Jorge Pedro conta que, recentemente, a Polícia Nacional contactou o Instituto Nacional para Educação Especial para pedir um intérprete para ajudar a compreender um cidadão com deficiência que pretendia apresentar uma queixa."


Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário