Postagens populares

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cláudia Rodrigues festeja volta ao teatro: ‘Minha doença não atrapalha’.


Claudia posa no intervalo do ensaio da peça 'Muito Viva': 'Estou voltando aos poucos, mas com muita garra'Atriz, que convive com a esclerose múltipla desde 2000, também pode ser vista na TV no programa ‘Zorra Total’.
Conviver com a esclerose múltipla é um eterno desafio para Cláudia Rodrigues, 41 anos. Não só pelo fato de a atriz ter que aprender a lidar com a doença – diagnosticada em 2000, e agravada em 2009, quando ela teve que cancelar as gravações de “A Diarista” – , mas também por ter que provar a todo o tempo que já está bem e pronta para encarar novos desafios profissionais.
No ar em “Zorra Total”, que grava esporadicamente, ela resolveu ser colocar em teste mais uma vez com a peça “Muito Viva”, que conta a história de uma empregada doméstica que trabalha na casa defamosos e anônimos e que não deixa passar nenhuma história dos patrões. A estreia está prevista para o dia 10 de maio, no Rio, e já tem apresentação marcada para o dia 17 do mesmo mês, em Salvador.
“Eu vinha numa rotina muito intensa de gravação. Precisei de um tempo para entender o que estava acontecendo e para fazer o tratamento. Já estou com alta médica há algum tempo e muito feliz com o ‘Zorra’ e com minha peça”, diz ela que ainda inclui em sua rotina exercícios de fisioterapia e os cuidados com a filha Iza.
“A maior lição que tirei disso tudo é que saúde é fundamental para sermos felizes”, disse ela ao EGO.
Como pintou o convite para estrelar ‘Muito Viva’?
“Muito Viva” surgiu da vontade que o Ernesto Piccolo e eu tínhamos de trabalhar juntos novamente. O Neco sempre disse que queria me dirigir no teatro. Então chamamos o Rogério Blat para escrever essa deliciosa comédia sobre a vida da Litinha, e o Ítalo Guerra, que divide a cena comigo fazendo 09 personagens.
Como está sua rotina por conta dos ensaios?
Acordo cedo, pego um pouco de sol, faço alguns exercícios de fisioterapia e vou ensaiar. Tenho me dedicado e me divertido muito.
Sua personagem na peça é uma diarista. O espetáculo já foi escrito assim ou você contribuiu com essa ideia?
A Litinha já existia muito antes da Marinete. O Ernesto conhece a Litinha desde a época de “Caça Talentos”, e sempre quis trazer ela para o palco.
Falando em ‘A Diarista’, você ficou marcada por causa da Marinete. Gostaria de voltar a vivê-la na TV?
A Marinete foi um estopim em minha carreira, ela me fez ficar mais popular, mas sou atriz e posso fazer muitas “Marinetes”. Sou funcionária da TV Globo e estou disposta a fazer qualquer personagem.
Como você se organiza também para gravar o ‘Zorra Total’?
Adoro gravar o ‘Zorra’. Tenho um carinho muito especial pelo Sherman (diretor do programa). Nunca tive problemas, sempre conseguimos conciliar os ensaios com as gravações.
Sente falta de um quadro ou um programa só seu na TV?
Sou atriz e amo meu ofício. Quero estar atuando sempre, seja num quadro, programa ou no teatro. Meu projeto atual é meu espetáculo “Muito Viva!”
Você ficou distante da TV por causa da sua doença (De 2009 a 2012). Precisou mesmo de todo esse tempo para se organizar diante da nova realidade ou foi um pouco colocada de lado por causa dela?
Eu vinha numa rotina muito intensa de gravação. Precisei de um tempo para entender o que estava acontecendo e para fazer o tratamento. Já estou com alta médica há algum tempo e muito feliz com o “Zorra” e com minha peça.
O quanto, de fato, a esclerose múltipla te atrapalha?
Hoje em dia em nada, estou levando uma vida normal, ensaiando, gravando e muito feliz.
Algumas coisas têm sido divulgadas sobre seu estado de saúde. O que de fato é verdade? Interna-se uma vez por mês para algum tipo de tratamento, por exemplo?
Fico triste de ver que ainda existam jornalistas que publicam notícias mentirosas, sem ter a menor noção do que estão falando. Tenho feito exames periodicamente que mostram que meu quadro é estável.
Arrependeu-se por ter falado sobre esse assunto abertamente? Acha que se tivesse mantido em segredo não teria sido tão prejudicada no campo profissional?
Não acho que fui prejudicada profissionalmente, só precisei de um tempinho para me tratar e agora estou voltando aos poucos, mas com muita garra e determinação.
Em contrapartida, muitos artistas dizem que, quando divulgam algum problema, ajudam outras pessoas com incentivo ou a buscar informação. Viveu esse lado também?
Com certeza, inclusive dei algumas palestras sobre o assunto.
Em meio a isso tudo, você ainda teve que cuidar da sua filha. Foi complicada essa dinâmica ou seu problema não afetou a relação de vocês? Sente que Iza amadureceu mais por causa disso?
Nossa relação é maravilhosa, a Iza é uma menina muito inteligente. Ela e minha mãe me ajudaram muito.
Qual a maior lição que tirou disso tudo?
Que a saúde é fundamental para sermos felizes.
Fonte: EGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário