
Pedestre salta por cima de um grande buraco na calçada da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, em São Paulo. Foto: Bruno Santos / Terra

Na rua Arizona, buracos e obstáculos prejudicam a circulação de pedestres em uma calçada. Foto: Fernando Borges / Terra

Ainda na rua Arizona, a calçada se quebrou devido ao crescimento das raízes da árvore, mas não foi reparada. Foto: Fernando Borges / Terra
De acordo com o vereador, se o poder público faz a manutenção das vias em que circulam os veículos, também pode cuidar dos locais por onde passam os pedestres. “Há locais hoje que as pessoas não têm nem escritura dos imóveis. É preciso vontade política. Sei que é caro. É muito dinheiro, como é muito dinheiro asfaltar as ruas, fazer corredor de ônibus. Apresentei projeto que transfere para o poder público o passeio público”, disse Matarazzo.

Na rua Cancioneiro Popular, um buraco provocou a interdição de parte de uma calçada. Foto: Fernando Borges / Terra
Para Chico Macena, a Lei de Propriedade da cidade de São Paulo estabelece a calçada como parte do lote, de responsabilidade do proprietário. “Não existe recurso para trazer isso para o poder público. Se muda a lei de atribuição para o município, qualquer evento que ocorra passa a ser de responsabilidade do município. Sei exatamente o que é uma calçada mal executada. Sei na pele. Caí numa calçada na rua Pedro de Toledo (zona sul) e fiquei um ano e oito meses em uma cadeira de rodas. Passei por várias cirurgias”, disse.

Além do grande buraco aberto, a vegetação tomou conta nesta calçada da rua Senador Vergueiro. Foto: Fernando Borges / Terra
Para Macena, a mudança na forma de autuação é positiva. “Os recursos recebidos nesse tipo de autuação, para reparo e conserto, vão pro tesouro e não sabemos de que forma é utilizado. Vamos anistiar as autuações anteriores até como forma de incentivar que as calçadas sejam consertadas. Do jeito que está, o proprietário não faz o conserto e nem o princípio de autuação tem sido eficaz”, afirmou.
Fonte: Terra
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