Postagens populares

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pai de criança com Down luta por vaga em escola de Uberlândia


Caso vai para Justiça, que pede 20% de vagas para pessoas especiais. Seleção na Escola de EducaçãoBásica da UFU é feita por sorteio.
Pai luta para matricular filho com Down (Foto: Reprodução/TV Integração)
Pai luta para matricular filho com Down
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Em Uberlândia, o pai de uma criança com Síndrome de Down procurou o Ministério Público na tentativa de conseguir uma vaga na Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele questiona o processo de seleção da instituição, que é feita por meio de sorteio.
Em outubro do ano passado, o cabeleireiro Erinaldo dos Reis Ribeiro inscreveu o filho Luiz Eduardo, de 9 anos, em um processo de seleção, mas a criança não foi selecionada. “Eu faço a inscrição dele desde os 4 anos, mas ele nunca passou no sorteio”, disse.
Por causa da dificuldade, o pai decidiu procurar a Justiça, pois não concorda com legalidade do processo seleção da instituição. O caso chegou à Procuradoria da República e agora o MinistérioPúblico Federal quer a Eseba faça a matrícula de Luiz Eduardo. Quer também que, nos processos de seleção, a escola reserve pelo menos 20% das vagas às pessoas com necessidades especiais.
Porém, o juiz Bruno Vasconcelos, da 1ª vara de Uberlândia, negou a liminar e o procurador da República, Cleber Eustáquio Neves disse que vai recorrer. “Iremos ingressar com recurso perante o Tribunal Regional Federal e acreditamos que esta decisão vai ser revertida”, disse.
No processo enviado a Justiça, a escola de educação básica informa que existem oito alunos com necessidades especiais matriculados na instituição. Erinaldo disse que não vai desistir até encontrar um local de ensino onde o filho possa ter um melhor desenvolvimento dentro e fora de sala. “A luta não é só pelo Luiz Eduardo, mas para todas crianças especiais que estão precisando de ajuda”, afirmou o cabeleireiro.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário