Postagens populares

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fisioterapeuta aumenta a independência de pessoas com deficiência criando moda inclusiva

empresa Lado B Moda Inclusiva, fundada pela fisioterapeuta e gestora em qualidade, segurança e saúde do trabalho, meio ambiente e responsabilidade social, Dariene Rodrigues, desenvolveu peças de roupa para dar maior independência e facilitar o cotidiano das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e de terceira idade.
Após 3 anos de pesquisa somados a experiência profissional no atendimento das pessoas com deficiência e envolvimento com as questões ligadas a inclusão, percebeu a necessidade de se reinventar algumas peças que pudessem ser confeccionadas e principalmente comercializadas.
Embora moda e deficiência, são duas palavras que não se encontram, tornaram-se um desafio para dar origem a um vestuário que visasse a estética funcional aliada a peças ergonomicamente projetadas para todo tipo de necessidade, (principalmente para aquelas pessoas que fazem uso de cadeira de rodas ou prótese), com sistema de abertura para facilitar o vestir e o despir, para o uso de calça plástica (fralda), arealização da prática do cateterismo, a utilização de bolsas coletoras e a possibilidade de maior mobilidade e independência… Além, de tornar a moda acessível e tátil (tag em braile e peças com alto relevo – a moda nas mãos de todos!), fechos de velcro e tecidos confortáveis.
É uma moda que já está em processo de Patente junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
A inclusão total depende de um conjunto de ações que permita às pessoas com deficiência se sentirem, de fato, integradas à sociedade. Isso significa, sim, que haja rampas, que órteses e próteses sejam oferecidas. Mas significa, também, dar a possibilidade para que as pessoas façam suas opções.
Possam escolher, por exemplo, para onde ir e quando ir. E, claro, escolher com que roupa ir.
A Lado B Moda Inclusiva poderá ser comprada através da primeira loja virtual de roupas (www.ladobmodainclusiva.com.br) voltada para as pessoas com deficiência do Brasil.
Também poderá ser representada por lojas do ramo de produtos médicos/ortopédicos, de confecção, assim como, organizações não governamentais que atendam pessoas com deficiência. Interessadosdeverão entrar em contato através do e-mail:
contato@ladobmodainclusiva.com.br
Participe da nossa enquete no facebook e concorra a uma calça Lado B.
Acesse: https://www.facebook.com/ladobmodainclusiva?v=app_315624978481512&

Nenhum comentário:

Postar um comentário