Postagens populares

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Menina autista de três anos pinta quadros valiosos

© Iris Grace PaintingTem apenas três anos, é autista e, embora ainda não saiba falar, tem um talento extraordinário para se expressar através… da pintura. A pequena Iris Grace Halmshaw, uma menina inglesa residente em Leicestershire, está a impressionar o mundo com os seus quadros, que têm sido vendidos por valoresque já chegaram às 1.500 libras cada (cerca de 1.750 euros).
“Começámos a encorajar a Iris a pintar para a ajudar com a terapia da fala e a concentração, mas acabámos por nos aperceber de que ela é realmente talentosa e consegue manter-se focada em cada obra durante um período de tempo incrível de aproximadamente duas horas”, explicam os pais, Arabella Carter-Johnson e Peter-Jon Halmshaw, no site criado para divulgar as pinturas da menina.
“Decidimos partilhar a arte dela como forma de chamar a atenção para a sua condição de autista e para inspirar outras famílias na mesma situação, porque o autismo afeta, atualmente, cerca de 100.000 crianças no Reino Unido e os números estão a crescer”, acrescentam os progenitores.
Quando o fizeram, porém, Arabella e Peter-Jon não esperavam uma reação tão calorosa às obras da filha. A página onde dão a conhecer os seus quadros no Facebook já ultrapassou os 6.000 seguidores e, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, um colecionador privado acaba de comprar dois dos seus trabalhos originais por 1.500 libras (cerca de 1.750 euros) cada.
Iris Grace Halmshaw
Além disso, desvenda o diário, os quadros estão a ser vendidos por valores mínimos que rondam as 295 libras (aproximadamente 300 euros) e já está a ser planeada uma exibição a título individual em Londres, à qual se seguirá um leilão dos quadros.
“Nós preparamos as tintas, ela escolhe aquelas que quer usar e, quando precisa de mais, pede-nos. O autismo fez com que desenvolvesse uma forma de pintar que nunca vimos numa criança da idade dela”, afirmam os pais, orgulhosos, salientando que a menina tem uma grande compreensão “das cores e de como elas interagem entre si”.
“Ela ilumina-se com entusiasmo e felicidade quando apresentamos os quadros ao mundo, isso deixa-a sempre mais bem-disposta. A Iris encontrou uma forma de se expressar que é tão bonita que quisémos partilhá-la”, continuam os progenitores.
Terapia e pintura têm trazido grandes progressos
Iris foi diagnosticada com autismo em 2011 e, desde então, tem feito enormes progressos. “Com a ajuda dos especialistas melhorou muito num curto espaço de tempo”, garantem Arabella e Peter-Jon, que contam que a filha adora a Natureza, livros, fotografias e dançar em bicos de pés e que segura sempre algo na mão esquerda.
“Ela costumava perder-se nos livros, raramente estabelecia contacto visual, não queria nem sabia brincar connosco e ficava desesperada junto de outras crianças. Agora, brinca, comunica através dos próprios sinais e dorme muito melhor”, congratulam-se ambos.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer no que toca às competências sociais e à fala, mas estamos a ter mais ‘dias bons’ e uma das atividades favoritas dela é pintar”, concluem os pais, que acreditam que a expressão dos sentimentos da menina através da arte a tem ajudado a progredir.
Os quadros de Iris Grace podem ser consultados na página oficial da menina no Facebook, clicando AQUI, ou no seu site, clicando AQUI. Todos os lucros das vendas revertem para a compra de mais materiais de pintura e para o pagamento das sessões de terapia da menina.
Pintura de Iris Grace Halmshaw
Veja abaixo um vídeo da pequena Iris Grace a pintar um dos seus quadros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário