Postagens populares

terça-feira, 9 de julho de 2013

Vamos REFLETIR sobre o PRECONCEITO!!

Preconceito


A palavra preconceito, você já deve ter ouvido muitas vezes. E possivelmente já sabe que se trata de uma coisa que ninguém deve ter, já que é uma opinião ou sentimento, favorável ou desfavorável, dito sem que se conheça muito bem do que está se falando. Preconceito é sinônimo também de ignorância. 

A palavra preconceito é composta do radical pré, que significa algo que vem antes, mais a palavra conceito, que significa idéia, ponto de vista, opinião, julgamento, etc. Ter preconceito significar falar sobre algo ou alguém antes de conhecer muito bem, ou fazer um pré-julgamento. Por exemplo, falar de um povo, país ou de uma pessoa sem nem mesmo saber de onde veio, o que faz, ou de sua importância.

O preconceito é a maior barreira contra a paz ente os seres humanos. E, infelizmente, ainda existe muito por aí. Portanto, antes de sair falando coisas sem saber, é muito importante, primeiro, conhecer. 


Um comentário:

  1. Sempre quando nos deparamos com o desconhecido,sentimos um certo estranhamento,isso é do ser humano,o que devemos fazer sempre é fazer como você citou aí no texto ,não julgar saber sobre o assunto ,sem conhecer.Antigamente achavam que a mulher não podia votar,ou trabalhar em certos empregos ,hoje vemos ,que isso era um pré-conceito,antigamente achavam que o deficiente não era capaz de nada ,hoje vemos que às vezes é melhor termos um funcionário deficiente pois esse é mais interessado mais ávido no trabalhado..Preconceito é obsoleto.

    ResponderExcluir